A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) relatou ao Plenário nestasegunda-feira (28) sua participação na reunião intitulada”Brasil-Paraguai: Caminhos para maior integração”, realizada emCiudad del Leste, no Paraguai, na semana passada. O encontro teve por objetivoo fortalecimento das relações entre os dois países com a discussão de temascomo políticas de integração regional, cidadania, investimentos agrícolas econtrole migratório.

“O governo brasileiro tem interesse em aprimorar programas já existentese fazer novos investimentos com recursos específicos para a Tríplice Fronteira”, afirmou.

Um dos projetos em andamento nessa região fronteiriça é o Grupo deTrabalho Saúde na Fronteira, desenvolvido pela usina de Itaipu em conjunto comos ministérios da Saúde brasileiro e paraguaio. Esse programa envolveatualmente 31 municípios do Brasil, sete do Paraguai e mais de 1 milhão deatendidos. Para a senadora, trata-se de um exemplo que deve ser incentivado edisseminado.

“A ideia é que a gente tenha um investimento maior na saúde defronteira. O sistema tem sido bem sucedido com resultados positivos em açõescomo a vacinação conjunta e o combate à dengue”, disse a senadora.

Gleisi Hoffmann informou ainda que participaram do encontro o diplomatabrasileiro Antonio Simões; o embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos;o cônsul-geral do Brasil em Ciudad del Leste, Flavio Roberto Bonzanini; além deempresários, agricultores, lideranças políticas e diretores da empresa ItaipuBinacional.

Durante o evento, acrescentou a senadora, ficou acordada a criação de umgrupo de trabalho com cooperativas de agricultores estabelecidas no Paraguai(com maioria de trabalhadores brasileiros) para o debate de linhas de créditoespecíficas do Banco do Brasil e ações de assistência técnica para essasentidades.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou opronunciamento da colega e afirmou que os senadores precisam discutir umapolítica nacional para a efetiva valorização das populações das faixas defronteiras do país.

Da Redação /Agência Senado

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.