Londrina, 10-06-10 - O governador Orlando Pessuti, entrega viaturas policiais, durandte a interiorização de Governo, em Londrina. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.
Londrina, 10-06-10 - O governador Orlando Pessuti, entrega viaturas policiais, durandte a interiorização de Governo, em Londrina. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

O governador Orlando Pessuti entregou 46 viaturas para a Polícia Militar da Região de Londrina, três ambulâncias para o Corpo de Bombeiros e um caminhão para o Bombeiro Comunitário da região, e homologou a licitação para a construção do Quartel da PM de Bandeirantes. Foi na tarde desta quinta-feira (10) durante solenidade na Universidade Estadual de Londrina. O caminhão custou R$ 250 mil.

Das viaturas para a PM, 11 carros serão para Londrina, uma para Ibiporã, uma para Tamarana e duas para Cambe. O restante será redistribuído para o 10º, 15º e 18º Batalhões da PM. “Estamos gratificados por estarmos em Londrina, no Norte do Paraná. É uma oportunidade também de assinar novos convênios, licitações para novas obras, e entregar equipamentos como viaturas, veículos, tratores, principalmente na área da Segurança Pública, como fizemos hoje”, disse o governador.

“Há alguns dias recebemos oito viaturas novas. Hoje Londrina está recebendo mais este lote, isso vai melhorar a eficiência da polícia militar, pois a renovação da tropa traz, inclusive, mais agilidade nos serviços prestados à comunidade”, afirma o tenente-coronel César Vinícius Kogut, comandante do 5º Batalhão da PM, responsável por Londrina. “Além de aumentar a frota, alguns veículos vão substituir as viaturas desgastadas pelo uso”, completa.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, disse que as ambulâncias atuarão em Ivaiporã, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina, mas não se trata de um Siate. “Essas ambulâncias estarão à disposição dos bombeiros para atender a toda população, mas somente situações de traumas”, explica. No entanto, para o comandante, o mais importante hoje foi a homologação da licitação para a construção do Quartel de Bandeirantes. “O governo do Estado investe mais de um R$1,425 milhão em obras para o Bombeiro aqui no interior do estado”, revela.

Tenente-coronel Jorge Luiz Pereira, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros disse que as ambulâncias chegaram em boa hora. “Temos em algumas regiões entroncamento, inclusive uma que dá acesso a mais 47 cidades vizinhas, e é muito utilizada por caminhões. O volume de ocorrências com vítimas presas em ferragens nesta área é grande e por isso as viaturas são um presente para a região”, disse. “Elas trarão agilidade, além de ser um equipamento moderno nos moldes do Siate”, complementa. Os equipamentos vão ajudar em pequenas intervenções cirúrgicas, facilitando o trabalho do socorrista.

O major Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar do Governo do Paraná, conta que o caminhão que será destinado a Bela Vista do Paraíso que tinha um caminhão antigo, de 1995, com capacidade de 1.000 litros e agora ganha um novo, modelo Auto Bomba Tanque, com capacidade para 5.000 litros. “Estamos substituindo aquele equipamento para dar melhor atendimento as atuações do bombeiro comunitário na região”, ressalta. Mas o caminhão vai atender municípios vizinhos caso haja necessidade.

“A 3ª regional da Defesa Civil é responsável por 63 municípios; 8 quartéis e cinco postos de bombeiro comunitário”, enfatiza o Chefe da Regional, Major Ricardo Jammes Teixeira. Ainda segundo ele, com os investimentos anunciados a melhoria na qualidade dos serviços prestados será visível. “Além disso, estamos com um curso em formação neste momento que atende a cidade de Siqueira Campos e, em um mês e meio, os agentes estarão prontos para atuar na região.

Bombeiro Comunitário de Bela Vista do Paraíso – O serviço do Programa Bombeiro Comunitário está à disposição da população desde 2006, com o emprego de uma viatura de combate a incêndios pertencente ao 3º Grupamento de Bombeiros. Ela é caracterizada com as cores e layout padronizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná para o Programa. Desde o início dos trabalhos, foram 1.532 ocorrências atendidas, entre incêndios, salvamentos e outros socorros públicos, além das ações de Defesa Civil.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.