A multinacional chinesa Cofco International, controladora da Nidera e da Bom Brasil Óleo Ltda, demitiu nesta quinta (31/8) cerca de 100 funcionários da unidade de esmagamento e refino de óleo de soja da Bom Brasil e existe a possibilidade de a Cofco fechar a fábrica em Cambé.
A Bom Brasil opera a fábrica que pertenceu a Granosul e antes desta, a Fujiwara Hisato. A fábrica foi construída em meados de 1968 e é uma das mais antigas de Cambé e do norte do Paraná.
Um funcionário que preferiu não se identificar informou ao Cambé de Fato que os funcionários foram pegos de surpresa e demitidos sem aviso prévio. “Ficaram apenas alguns para desligar todos os equipamentos”, informou. Ao todo foram mais de 100 funcionários, alguns com mais de 20 anos de casa. “A informação é que vão fechar a fábrica”, disse o funcionário.
A Cofco assumiu a unidade da Granosul em Cambé após adquirir a totalidade das ações da Nidera, uma trading holandesa que arrendava a Granosul.
A Cofco tem seis fábricas de esmagamento de soja na China, e segundo publicações especializadas, o foco da empresa é exportar soja em grão para ser industrializada na China.
Nossa reportagem buscou contato com a Bom Brasil em Salvador, mas não teve sucesso.

(Com informações do Jornal Cambé de Fato)

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

2 Comentários

  1. A mão de obra na China é farta e barata( quase escrava), além da carga tributária ser infinitamente menor que no Brasil. Nosso Presidente está na China incentivando empresas chinesas a vir pra nvestir no nosso País. Pode ser tiro pela culatra. Vamos continuar sendo produtores de matérias primas e a transformação e agregação de valores serão feitas lá. Assim continuaremos a ser uma colônia tupiniquim… lamentável

  2. Lógico que é mais barato exportar e esmagar os grãos na China, aqui no Brasil a alta carga tributária e trabalhista não há empresário que aguente….

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.