Para entreter as crianças que estão em casa neste período de quarentena, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Grupo de Pesquisa FELICE, ligado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), disponibiliza uma série de vídeos com contação de histórias, músicas e atividades em línguas estrangeiras.

Pais e responsáveis podem acessar o conteúdo, indicado para crianças de até 10 anos, no perfil – EPIC UEL. Segundo a coordenadora do grupo, Juliana Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e diretora pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL (COPS), objetivo é recreativo, mas principalmente pedagógico, visando reforçar a aprendizagem em língua estrangeira.

“Neste momento, cada um está contribuindo com o que tem, acreditamos que disponibilizar esses vídeos é uma ação relevante para que as crianças possam ouvir as histórias”, afirma. Grupo – Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo de pesquisa está em atividade desde 2014.

Os integrantes do grupo FELICE pesquisam o ensino, a aprendizagem e a avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras na infância. Reúne atualmente 15 integrantes, entre estudantes de pós-graduação e graduação da UEL, professores pesquisadores de outras instituições, como da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e ainda da Universidade de Genebra (Suíça).

Segundo Juliana Tonelli, os trabalhos desenvolvidos no grupo são de alto impacto na sociedade, principalmente na escola. Ela explica que todos os pesquisadores são professores da educação básica ou passaram por ela, e encontraram neste percurso alguma dificuldade em ensinar línguas estrangeiras para crianças tão pequenas.

Por estes motivos, as pesquisas científicas procuram contribuir de forma prática com o professor que está na escola e trabalha com o ensino de língua estrangeira para crianças.

Agência UEL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.