IBGE treina recenseadores para o Censo 2010

0

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – começa a partir do dia 19 de julho o treinamento dos recenseadores para o Censo de 2010. 23 supervisores já foram treinados de 28 de junho a 7 de julho, para os trabalhos de coleta de dados. Os 110 recenseadores aprovados no concurso realizado em maio deste ano, terão cinco dias de curso onde receberão instruções sobre abordagem da população, preenchimento do questionário e informações sobre a prática do recenseamento. O material para o treinamento já está disponível no Posto de Coleta do IBGE.

A coleta dos dados do Censo 2010 tem início no dia 1º de agosto. A previsão de duração desta etapa é de 90 dias. Nesse período os recenseadores visitarão todos os domicílios das zonas urbana e rural do município. Para a execução da tarefa, o município foi dividido em 135 setores, onde cada recenseador terá de cumprir a meta de visitar 300 domicílios no prazo de 30 dias.
Durante as visitas, os recenseadores devem utilizar um computador de mão, um colete do IBGE e crachá de identificação contendo o nome completo, foto, número da identidade e número de matrícula. Os moradores podem exigir a apresentação da cédula de identidade (RG) e entrar em contato com o Posto de Coleta do IBGE em caso de dúvida sobre o recenseador.
O coordenador da subárea do IBGE em Cambé, Hilário Bedendo Pricinato, reforçou a importância do Censo 2010: “Através dos dados recolhidos nesta etapa é que poderemos saber como está a economia, a educação, a qualidade de vida, definir exatamente o número de moradores do município e outros indicadores importantíssimos para a cidade”. Um questionário básico será aplicado a todas as residências e uma amostra de 10% das residências responderão um questionário mais extenso, com perguntas mais específicas.
Segundo Pricinato, não há motivos de preocupação com as respostas do questionário, pois haverá total sigilo sobre os dados recolhido. “É importante que as respostas sejam honestas. Qualquer morador pode responder as perguntas, desde que tenha informação suficiente para isso”, lembra Pricinato.
A aplicação dos questionários do Censo 2010 vai até o dia 30 de outubro, caso não receba a visita do recenseador, o munícipe pode entrar em contato com a ouvidoria da prefeitura pelo telefone 156 ou com o Posto de Coleta do IBGE pelo telefone 3253-1084.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.