A instalação das 500 novas luminárias de LED nas principais vias de Cambé já começou. Na Avenida Inglaterra, no centro da cidade, boa parte das luminárias já foi substituída. Outras quatro avenidas e a Rua Belo Horizonte também vão receber a nova iluminação. O prazo para concluir a implantação é de seis meses.
Para o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras, Diego Francisco, responsável pelo projeto, uma das vantagens da instalação das lâmpadas de LED é o avanço tecnológico da cidade. “Cada luminária possui um equipamento integrado que permite a conexão com internet. Ou seja, as luminárias vão criar uma estrutura de comunicação de dados que se estenderá por toda a cidade. Estamos criando uma estrutura que vai inserir Cambé no conceito de cidade inteligente utilizando a internet das coisas”, explica Diego Francisco.
Esse sistema possibilitará, em um futuro próximo, que toda a gestão de iluminação pública seja operada através de plataformas digitais. “Vamos poder controlar toda a iluminação da cidade através de um computador, tablet ou até mesmo um celular. Com isso, será possível detectar instantaneamente quando uma luminária em qualquer ponto da cidade parar de funcionar. Poderemos também controlar a intensidade da iluminação, aumentando em horários de grande movimento e reduzindo em locais menos movimentados, gerando uma economia de energia”, argumenta Diego. Esse sistema de iluminação já é utilizado nas principais cidades do mundo. Até 2021, o projeto pretende instalar mais 2 mil pontos com a tecnologia LED pela cidade.
De acordo com o engenheiro, o poder de conectividade das luminárias de LED não são seu único benefício. “As luminárias são 50% mais econômicas que a lâmpada de vapor de sódio e têm mais retorno de cor. A população vai perceber uma cidade mais clara, com mais cores e com isso uma cidade mais segura e mais movimentada à noite. Com isso, os comerciantes noturnos também vão sentir mais seguranças com seus estabelecimentos”, explica Diego Francisco.
As luminárias de LED não contém nenhum elemento poluente e contaminante, não emitem radiações ultravioletas e raios infravermelhos e são mais duráveis que as luminárias tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.