Início Educação Lei muda processo de escolha do diretor do Colégio Estadual do PR

Lei muda processo de escolha do diretor do Colégio Estadual do PR

0

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O primeiro processo eleitoral para diretores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) será realizado em setembro. O anúncio foi feito pelo governador Orlando Pessuti, em solenidade nesta terça-feira (6). Estudantes e professores comemoraram a sanção da Lei nº 14.231/2003, que democratiza o processo de indicação da diretoria do CEP, o único da rede estadual que ainda dependia da indicação do governo. A posse da nova diretoria está prevista para 7 de setembro.

“Estamos cumprindo o compromisso assumido em 31 de março, com os estudantes. Na mesma data em que o Brasil, décadas atrás, era tomado pela ditadura militar, nós determinamos que acabaríamos com a ditadura no Colégio Estadual do Paraná”, afirmou o governador.

A escolha dos diretores de escola, como exercício da cidadania, necessário para a formação de cidadãos capazes de dirigir a sociedade, foi enfatizada pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. Lembrando o filósofo Antonio Gramsci, ela afirmou que a educação é uma das formas de lutar contra os processos não-democráticos. “É apenas o primeiro passo para a efetiva implantação da gestão democrática”, ressaltou.

IDEB – Yvelise destacou a qualidade do ensino oferecido historicamente pelo colégio, que se refletiu nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), divulgados sexta-feira (6) para todo o Brasil. O Colégio Estadual do Paraná ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas paranaenses tanto no ensino médio quanto nas séries finais – de quinta a oitava.

O Paraná foi o estado com melhor classificação no Ideb na categoria ensino médio e o terceiro nas demais modalidades. “Os estudantes do CEP vão levar para a vida a conquista histórica do direito de participar da escolha dos dirigentes da escola. Vou levar esta vitória para o meu currículo como secretária da Educação”, disse Yvelise Arco-Verde.

CONQUISTA – A luta pela participação da comunidade na escolha dos diretores do Colégio Estadual do Paraná foi lembrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke. “A luta por esta conquista é uma lição de democracia a ser compartilhada para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou. O secretário disse ainda que o CEP tem sido um celeiro de governadores do Paraná, destacando que o Orlando Pessuti foi aluno da instituição nos anos 70.

A líder do Movimento Pró-Democrata, estudante Juliana Ortiz, agradeceu, em nome dos quase 5 mil alunos do CEP, ao governador Orlando Pessuti. “Por três anos, lutamos para tornar este momento possível”, disse a estudante.

O presidente do grêmio estudantil do CEP, Danilo Casassa, reforçou os agradecimentos aos que deram suporte à luta pela democratização da escolha dos dirigentes da instituição. “Após anos de luta, vemos este sonho concretizado. É uma medida que fortalece a democracia e contribui para a excelência do ensino do CEP”, destacou.

“Este é um exercício democrático que haverá de nos ajudar na formação da cidadania e na transformação da vida que temos, queremos e merecemos”, encerrou o governador, ao som do coro de vozes de centenas de estudantes que gritavam “CEP, eu te amo”. Ao final da cerimônia, eles cercaram o governador Pessuti para comemorar a conquista.

A promulgação da lei foi assinada também pelo secretário da Casa Civil, Ney Caldas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile