Líderes voluntárias da Pastoral da Criança em Cambé foram homenageadas durante a programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em solenidade realizada no Centro de Convivência de Idosos, no Jardim Tupi. A vice-prefeita, Cidinha Pascueto, representou o prefeito de Cambé, João Pavinato. Também estiveram presentes a presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, APMI, Ana Paula de Angeli Andrade, e a secretária de Assistência Social, Ângela Pascueto do Amaral.

A Pastoral da Criança em Cambé, que reúne mais de uma centena de líderes voluntárias e conta ainda com líderes de apoio em todo o município, foi representada oficialmente pela coordenadora de área Maria Aparecida Silveira da Cruz e pela coordenadora diocesana Maria Brígida.
Com sete núcleos de atendimento espalhados por Cambé, a Pastoral da Criança iniciou atividades no município em fins dos anos de 1990, assistindo crianças acolhidas no Lar Infantil Santo Antônio. Hoje são cerca de 800 famílias atendidas. Além da pesagem mensal das crianças de zero a seis anos e a distribuição da multimistura, é feito o acompanhamento das gestantes e o trabalho social e de orientações sobre saúde, educação e outros temas.
Segundo a coordenadora de área da Pastoral da Criança em Cambé, Maria Aparecida Silveira da Cruz, a pesagem mensal e a distribuição de multimistura contempla atualmente 1.027 crianças cambeenses. Maria Aparecida diz, porém, que muito ainda tem que ser feito para que o atendimento possa ser expandido por todo o município.
Na homenagem da programação do Dia Internacional da Mulher, as voluntárias do município receberam certificados de honra ao mérito.
Palestras, oficinas, café da manhã, lançamento de livro, mostra feminina de pinturas, coleta de material para exames preventivos do câncer de colo do útero e da mama e eventos de valorização fizeram parte da programação da Semana da Mulher, iniciada no dia 10 de março e com encerramento na terça-feira, dia 22. Os eventos foram promovidos pela Prefeitura de Cambé, em parceria com a Câmara de Vereadores. A realização foi da Fundação Cultural e Artística de Cambé (Funcac) e da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).
Nas palestras e nas oficinas temas como Mulheres na Bíblia, Mulher Conheça Seus Direitos, Mulher em Debate, Reconstruindo a Auto Estima Através da Descoberta de Suas Potencialidades, Valorização da Mulher, Violência Contra a Mulher, A Importância da Mulher no Lar e O Papel da Mulher na Contemporaniedade foram debatidos.
Também foram realizados dias de beleza e homenagens às mães nos estabelecimentos de ensino. As mulheres cambeenses foram ainda homenageadas no Calçadão, que foi palco de show com o Grupo de Acordeon Evelina Grandis, de Londrina. Outro evento foi o lançamento do livro Luas & Hormônios, de Joema Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.