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quinta-feira, março 28, 2024
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Londrina: Guarda Municipal divulga balanço da fiscalização de combate à pandemia no final de semana

Ao todo foram recebidas 73 denúncias pela central 153; aglomeração em bares e festas com grande volume de pessoas foram flagradas pela fiscalização

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A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM), segue fiscalizando as medidas estabelecidas pelos decretos municipais para evitar o aumento dos casos de Covid-19 no município. No último final de semana foram registradas 73 denúncias pela central 153, o que resultou em 13 termos de constatação ou autuações. Ao todo, a fiscalização interditou dois bares e uma boate que já era reincidente. O local foi flagrado com cerca de 450 pessoas nas suas dependências na última sexta-feira (4). Continua obrigatório o uso de máscara de proteção e proibida aglomeração de pessoas em bares, restaurantes, áreas comuns de condomínios, praças e parques públicos.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Ocorrências – Um baile funk foi alvo da fiscalização por parte da GM no final da tarde da última sexta-feira. No local, foram encontradas aproximadamente 60 pessoas, das quais algumas menores de idade. A denúncia de aglomeração de pessoas foi confirmada, portanto foi lavrado termo de constatação no nome da proprietária do espaço para festas, localizado na zona norte. A ação contou com apoio do conselho tutelar que colaborou na entrega dos adolescentes aos respectivos responsáveis.

A GM foi solicitada para prestar apoio à Polícia Militar para verificar uma denúncia da ocorrência de uma festa em uma boate na zona norte. As equipes, juntamente com os fiscais da Secretaria de Fazenda, foram ao local e constataram o fato. Aproximadamente 450 pessoas estavam aglomeradas consumindo bebida alcoólica e narguilé. Ao todo 11 pessoas foram encaminhadas pela PM para registro de um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) por desobediência. O estabelecimento recebeu duas atuações pela Fazenda. Outras quatro pessoas foram autuadas por não usarem máscara.

Na noite do último sábado (5), a Guarda Municipal foi acionada para verificar uma denúncia de aglomeração em um bar localizado na zona leste. O fato foi constatado pela equipe, pois cerca de 30 pessoas foram flagradas no estabelecimento que inclusive estava em funcionamento após às 23h. Diante do fato foi registrado um termo de constatação e um auto de interdição.

Ainda no sábado à noite, a GM verificou uma denúncia em um bar sertanejo funcionando após o horário estabelecido pelo decreto municipal na região central. O fato foi confirmado pelos guardas e registrado em termo de constatação.

Uma lanchonete localizada na região central também foi alvo da fiscalização. Após denúncia, o local foi flagrado funcionando após o horário permitido. A GM lavrou termo de constatação que será enviado à secretaria de Fazenda.

Na noite do último domingo (6), a central da Guarda Municipal recebeu uma denúncia de aglomeração em um bar que funciona dentro de um shopping na zona leste. A equipe de fiscalização foi até o local e constatou o fato. No momento da chegada da equipe foram visualizadas 110 pessoas, número acima da capacidade permitida que atualmente é para 50 pessoas. O local recebeu um auto de infração e um auto de interdição por conta do descumprimento das medidas de combate ao avanço da pandemia no município.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Ainda na noite de ontem, a central da GM recebeu outra denúncia de aglomeração de pessoas em um bar localizado na zona norte da cidade. No local, os guardas visualizaram cerca de 100 pessoas, número dentro da capacidade, porém foi constatada aglomeração na fila do caixa. O responsável pelo estabelecimento foi advertido e orientado quanto ao distanciamento entre as pessoas, ao controle da fila e às demais medidas sanitárias de prevenção. A ocorrência foi registrada em termo de constatação.

Serviço – Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

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Redação Portal Cambé
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