Inflação e juros fazem CNI baixar previsão de crescimento

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria, embora o cenário para as exportações tenha melhorado, a retração no consumo devido à elevação dos preços e aos juros altos tornam o ritmo de recuperação mais lento, tanto do setor quanto do país. “Estamos revisando nossas projeções porque não vemos a economia decolar”, explica o gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Correio Braziliense

Manchete: 4 pessoas mortas, 14 postes derrubados, 6 mil casas sem luz

A tragédia parou São Sebastião. Era por volta das 10h30 quando o motorista de um caminhão de bebidas perdeu a direção na íngreme descida da pista principal da cidade. Desgovernado, o veículo bateu numa van, em dois carros e num ônibus. Além de quatro mortos, o acidente deixou quatro feridos e derrubou 14 postes. Toda a rede elétrica de pelo menos cinco quadras terá de ser reconstruída. Desastres como o de ontem vivem a assombrar os moradores. Só no ano passado, três pessoas morreram em acidentes na via. Para especialistas, o desrespeito à sinalização, por parte de motoristas, e a falta de fiscalização, pelo governo, são os responsáveis por essa recorrente barbárie na avenida.
(Págs. 1, 29,30 e vídeo do acidente no site do Correio)

Câmara aprova cota para negros em concurso

O projeto de lei que reserva 20% das vagas de seleções públicas federais para negros e pardos foi levado ao plenário e recebeu 314 votos a favor, 36 contra e seis abstenções. Agora, segue para apreciação no Senado. A expectativa é de que também deve ser aprovado sem problemas na Casa. (Págs. 1 e 21)

Caso Pasadena: Senado a um passo de investigar a Petrobras

Com ajuda de parlamentares da base aliada, a oposição já tem assinaturas para instalar a CPI sobre a compra de refinaria nos EUA. (Págs. 1, 2 e 3)

Descartaram as camisinhas

Um em cada três jovens de 14 a 25 anos diz não usar preservativos. O consumo de drogas também vem crescendo nessa faixa etária. (Págs. 1 e 8)

Câmara do DF ameaça engatar trem da alegria (Págs. 1 e 35)

Israel Batista perde o mandato de distrital (Págs. 1 e 35)

Sai Asdrúbal Bentes e entra outro condenado (Págs. 1 e 5)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: STF manda demitir 71 mil em Minas

Supremo considera inconstitucional lei que efetivou servidores sem concurso

A efetivação de 98 mil funcionários, a maioria da Secretaria de Educação, por legislação estadual em 2007 foi anulada por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão preservou apenas os aposentados ou os que estão em processo de aposentadoria, que são cerca de 16 mil. Segundo a secretaria, outros 11 mil já foram aprovados em concurso. Assim, têm de deixar os cargos 71 mil servidores, ou 19% de todo o funcionalismo na ativa. A determinação do Supremo é que, no caso das funções para as quais já haja aprovados em concurso público, os funcionários devem sair imediatamente, enquanto para os demais foi aberto prazo de um ano. Também ficará preservada uma parcela de trabalhadores ditos estabilizados, aqueles que já tinham cinco anos no serviço público estadual quando foi promulgada a Constituição de 1988. (Págs. 1, 2 e 3)

‘O natural é a aliança do PT com o PMDB’

O ex-ministro Fernando Pimentel (PT) está certo de que terá o apoio dos peemedebistas, no primeiro ou no segundo turno, em sua campanha ao governo. Em entrevista ao Estado de Minas, o candidato afirmou que a violência tornou-se lugar-comum nas cidades mineiras e que dará prioridade à segurança pública, caso seja eleito. (Págs. 1 e 8)

Crise política: Senado obtém apoio para CPI da Petrobras

Senadores da oposição afirmaram ontem que já conseguiram as assinaturas necessárias para instalar na Casa comissão parlamentar de inquérito sobre a compra de refinaria nos EUA. A estratégia é apresentar pedido no Senado e ao mesmo tempo continuar a coleta de assinaturas para uma comissão mista com a Câmara dos Deputados. (Págs. 1 e 9)

Geração de lixo em BH cresce 23,1%

Aumento do volume de detritos nos últimos seis anos foi 12 vezes maior que o crescimento populacional. Apesar disso, licitação da SLU não amplia coleta seletiva e estima produção de resíduos 10,5% menor nos próximos 12 meses. Para o chefe de cozinha Ronaldo Lessa, do Bairro Ipiranga, pilhas de lixo em alguns pontos da cidade são um sinal de que métodos como a reciclagem são subaproveitados. (Págs. 1, 17 e 18)
————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Equilíbrio no campo e no picadeiro (Págs. 1, Esportes 1 e 2 e Caderno C, 1)

Eduardo cobra CPI da Petrobras e busca diálogo sobre o Arco

Governador insinua que o Congresso estaria com medo de apurar os investimentos desastrosos feitos pela estatal. Mas ameniza críticas relacionadas à suspensão da obra do Arco Metropolitano. (Págs. 1, 6 e Economia 1)

Indenização para vítimas de soro infectado

Após 17 anos do caso, quinze famílias ganharam na Justiça ação por danos morais e materiais relacionada ao Ringer Lactato. Ainda cabe recurso da decisão. (Págs. 1 e Cidades 1)

Marco Civil não muda vida do internauta

Texto aprovado na Câmara e que segue agora para votação no Senado não mexe na forma como o conteúdo é oferecido atualmente. (Págs. 1 e Economia 4)

Fotógrafos são detidos por crime ambiental

Profissionais estavam atraindo peixes nas piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, usando pão e ração para cachorro. (Págs. 1 e 8)

Aumento de 15,54% para os professores

Sintepe fechou acordo com governo do Estado que engloba somente os docentes de nível superior. Pernambuco tem menor piso do País. (Págs. 1 e Cidades 3)
————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Oposição garante no Congresso apoio à CPI da Petrobras

Parlamentares esvaziaram estratégia do governo, que deu aval a Graça Foster e Edison Lobão para irem ao Senado. (Págs. 1 e 6)

Rio de Janeiro: Exército e Bope juntos em favelas

Operação para conter violência com reforço federal foi antecipada. (Págs. 1 e 48)

Esta cabeça comanda a economia há 8 anos

O segredo da longevidade no ministério de Dilma. (Págs. 1, 4, 5 e 20)

Mistério no mar: Satélite identifica 122 objetos no Índico

Peças de metal registradas por equipamento francês podem ser de avião malaio que caiu no oceano. (Págs. 1 e 26)

————————————————————————————

Brasil Econômico

Manchete: Inflação e juros fazem CNI baixar previsão de crescimento

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria, embora o cenário para as exportações tenha melhorado, a retração no consumo devido à elevação dos preços e aos juros altos tornam o ritmo de recuperação mais lento, tanto do setor quanto do país. “Estamos revisando nossas projeções porque não vemos a economia decolar”, explica o gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI, Renato da Fonseca. (Págs. 1 e 7)

Financiamento: Caixa está perto do limite para crédito

Ao anunciar um lucro líquido de R$ 6,7 bilhões, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, afirmou que a instituição tem hoje 18,1% da carteira de crédito do país e que seu limite é 20%. (Págs. 1 e 20)

Energia: Três Irmãos é teste para preço menor

Em meio à disputa judicial com a Cesp, governo tenta licitar amanhã primeira usina com a concessão vencida. Especialista prevê tarifa de R$ 16,60 por MWh, uma redução de 85% do valor atual. (Págs. 1 e 8)

Copa: MP recomenda que governos de SP fiquem fora da Fan Fest da Fifa (Págs. 1 e 2)

Consumo: Não é possível mais escolher planos de saúde individuais (Págs. 1 e 15)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.