24.4 C
Cambé
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Manchete nos Jornais desta Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O Globo

Manchete: João de Deus teria abusado de criança nos anos 1980
MP de Goiás e Polícia Civil já abriram investigações por denúncias feitas no primeiro semestre deste ano
O médium João Teixeira de Faria, João de Deus, já é investigado pelo Ministério Público de Goiás desde o primeiro semestre, quando a procuradoria de Abadiânia, onde mantém seu templo, recebeu as primeiras denúncias de abuso sexual contra frequentadoras. Os relatos de mulheres vêm se multiplicando desde que O GLOBO e o programa “Conversa com Bial” divulgaram casos. O MP de Goiás vai abrir uma nova frente de investigações a partir dessas reportagens. Entre as 25 novas histórias apuradas pelo “Fantástico”, uma mulher de 41 anos afirmou ter sido violentada pelo menos dez vezes quanto tinha 11 anos, na década de 1980. (PÁGINAS 20 a 22)

Bolsonaro completa seu Ministério
Após 35 dias de transição e com sete pastas a mais do que havia prometido, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, completou seu Ministério com o anúncio do 22º integrante. Ricardo de Aquino Salles foi nomeado para o Meio Ambiente, pasta que teve cogitada sua fusão com a da Agricultura. A escolha desagradou a ambientalistas e teve apoio de ruralistas. O primeiro escalão de Bolsonaro tem seis militares, sete políticos e nove nomes de perfil técnico. Pela primeira vez desde a redemocratização, não haverá senadores na Esplanada. (PÁGINAS 4 a 6)

ANTÔNIO GOIS
Pisa para Escolas mostra ilhas de alto desempenho (PÁGINA 22)

FERNANDO GABEIRA
Viajar atenua as más notícias (PÁGINA 2)

Gasto com inativos sobe 5 vezes mais que o da educação
Dados do Tesouro Nacional revelam que os custos para cobrir déficit previdenciário nos estados cresceram 26% entre 2015 e 2017,enquanto os gastos com educação, no mesmo período, subiram 5,4%, e os de saúde,7,7%. No Estado do Rio, as despesas com aposentadoria de servidores cresceram 50,51% nesses doi sanos. (PÁGINA 15)

Uma legião de invisíveis sem registro de nascimento
Setenta anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, milhares de brasileiros não registrados são invisíveis ao Estado e fora do alcance de políticas sociais. Como Daline de Araujo, de 18 anos, que não pode sequer tomar vacinas. O GLOBO publica os 30 artigos da Declaração nas páginas desta edição. (PÁGINA 23)
————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Onze governadores podem deixar Estados sem caixa
Pena para quem transmite cargo com rombo nas contas é de 1 a 4 anos, mas até hoje ninguém foi punido
Onze governadores correm o risco de deixar seus Estados sem dinheiro para os sucessores pagarem as contas, segundo levantamento feito pelo Estadão/ Broadcast. A prática é proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com pena de prisão de um a quatro anos. Até hoje, porém, nenhum governador foi responsabilizado. Segundo dados de outubro, os Estados com maior risco de deixar contas em aberto são Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. São Paulo e Rio Grande do Norte fazem parte da lista, mas os dados são de agosto. A avaliação sobre o descumprimento da lei cabe aos Tribunais de Contas Estaduais, que contam com indicações políticas. “Não há controle pelos tribunais de contas”, alerta a secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi. (ECONOMIA / PÁG. B1)

Estados não admitem problema
Com risco de serem punidos, nenhum dos onze governadores admite o problema de falta de recursos para honrar todos os compromissos financeiros do seu mandato, como é exigido na lei de responsabilidade fiscal.(PÁG. B3)

Ministro quer ‘harmonizar’ meio ambiente e agricultura
O advogado Ricardo Salles, filiado ao Novo, será o ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro. Salles foi secretário na administração de Geraldo Alckmin. Ele disse que o setor agrícola foi perseguido por órgãos ambientais no passado e agora deve-se buscar harmonia. “Essa perseguição ideológica não é saudável para ninguém: nem para a agricultura e tampouco para o ambiente.” (POLÍTICA / PÁGS. A4 e A8)

Queiroz tem de explicar, diz Bolsonaro
Jair Bolsonaro afirmou que é o PM Fabrício José Carlos de Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, quem tem de explicar os depósitos que recebeu. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou movimentação atípica de R$ 1,2 milhão nas contas de Queiroz. “Ele tem de explicar. Pode ser e pode não ser”, disse Bolsonaro, sem deixar claro se estava se referindo a uma irregularidade.(POLÍTICA/ PÁG. A8)

PCC prepara atentado contra promotor
Carta apreendida ontem pela polícia indica que o Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara atentados contra autoridades em São Paulo caso a Justiça determine a transferência da cúpula da facção para o sistema prisional federal. Os alvos seriam o promotor Lincoln Gakiya e o coordenador de presídios, Roberto Medina.(METRÓPOLE / PÁG. A18)

João de Deus já é investigado por MP e polícia
O Ministério Público de Goiás informou que encaminhou, no início do ano, acusações de abuso sexual recebidas contra o médium João de Deus para a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). O Estado obteve relato de uma estudante paulista que pretende procurar a Justiça.(METRÓPOLE / PÁG. A20)

Odebrecht fecha acordo com MP peruano (Internacional / Pág. A12)

Líderes do MST são mortos na Paraíba (Política / Pág. A8)

Cida Damasco
Vacilos de Bolsonaro expõem insegurança sobre a Previdência mais adequada ao País.(ECONOMIA / PÁG. B4)

Denis Lerrer Rosenfield
Novo governo parece não se entender quanto à urgência de reformar a Previdência.(OPINIÃO / PÁG.A2)

Notas & Informações
Bom cenário na inflação
Os últimos dados da inflação oficial, medida pelo IPCA, contribuem para as expectativas de preços bem comportados até o fim de dezembro.(PÁG. A3)

Um atraso de 18 anos
Problemas teriam sido evitados se o Conselho de Gestão Fiscal tivesse sido criado antes.(PÁG. A3)
————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Mapa revela 453 áreas de garimpo ilegal na Amazônia
Brasil é o 2º em pontos de extração mineral clandestina no bioma; está atrás da Venezuela, onde há 1.899
Há 453 garimpos ilegais na Amazônia brasileira, segundo mapa inédito elaborado por uma rede de pesquisadores coordenada pelo Instituto Socioambiental, uma entidade não governamental. Em todo o bioma, que a barca parcelas dos territórios de nove países, foram revelados m ais de 2.500. A Venezuela lidera o ranking, comi.899 áreas de exploração mineral clandestina, mas o Brasil ocupa o primeiro posto quando se apura a atividade ilegal dentro de terras indígenas, com 18 dos 37 casos identificados. O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), defende que índios tenham o direito de explorar as suas terras. Na elaboração do mapa, os estudiosos agregaram, ao longo de um ano e meio, informações de trabalhos técnicos, parceiros locais, imagens de satélite e notícias publicadas pela imprensa. Foram analisados ainda 30 rios afetados pela atividade extrativista ou pela entrada de insumos e saída de minerais. Para o grupo, o estudo permitirá intervenções mais articuladas em prol da floresta. (Ambiente B8)

Diplomado, Bolsonaro vai montar 2º e 3º escalões
Com a diplomação marcada para hoje e depois de completar a montagem de seu ministério, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), dá início à montagem das equipes de segundo e terceiro escalões. Bolsonaro deve receber representantes de PSD, DEM, PP, PSB e do próprio PSL. Dado o novo modelo de articulação política, parlamentares preveem dificuldades na votação de reformas. (Poder A4)

Aquecimento global é discussão inócua, diz futuro ministro (Ambiente B9)

Celso Rocha de Mello
Moro não poderá evitar questões sobre caso Coaf (Poder A8)

Diante da crise, alta da pobreza no país foi pequena
Ricardo P. de Barros
Para uma recessão tão severa como a vivida pelo país, o aumento da pobreza em 2017 foi pequeno e deve ser comemorado, segundo o economista Ricardo Paes de Barros, estudioso da desigualdade social. O IBGE mostrou que a parcela de baixa renda passou de 25,7% para 26,5% da população. “Foi um pequeno aumento, mas muito concentrado naqueles que são muito pobres.” (A26)

Editoriais
Limites abaixo do céu
Sobre sinais de Bolsonaro para a relação com os EUA.

Bases mais firmes
Acerca de currículo nacional para o ensino médio. (Opinião A2)
————————————————————————————

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat