Apenas 20% dos detentos trabalham; Falta de qualificação, receio de empregadores e gestão penitenciária ineficiente dificultam a reinserção da maioria dos 550 mil detentos do país no mercado. Em cada 10 presos, só dois trabalham e um estuda…

Qualificação é o desafio do trabalhador para 2014; O Brasil festeja a baixa taxa de desemprego, que em novembro chegou a 4,6%, o menor índice desde 2002. Mas as incertezas da economia e a perda de fôlego de vários setores, principalmente da indústria, vão dificultar a criação e a manutenção de postos de trabalho no ano que vem. Especialistas defendem a maior oferta de cursos profissionalizantes para aumentar a qualidade da mão de obra e melhorar a produtividade das empresas…

Arnaldo Jabor: Rascunho para 2014; Os fatos perderam a solidez – só temos expectativas. E tudo continuará. Repito a piada: não sou pessimista; sou um otimista bem informado…

 

O Estado de S. Paulo

Manchete: Aécio diz que Dilma vê País como ‘ilha da fantasia’

Para tucano, fala de fim de ano da presidente foi abusiva e eleitoral; Campos e Marina não comentam Os partidos de oposição acusaram a presidente Dilma Rousseff de usar pronunciamento em rede nacional, domingo, para fazer campanha eleitoral em cadeia de rádio e TV. Também classificaram a petista como “autoritária”, por afirmar que setores críticos ao seu governo fazem “guerra psicológica” e podem inibir investimentos no País. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), provável candidato ao Palácio do Planalto, disse que a aparição foi “abusiva”. “Sob o pretexto das festas de fim de ano, a presidente volta à TV para fazer autoelogio e campanha eleitoral e apresentar o País como uma ilha da fantasia”, afirmou. O deputado Walter Feldman (PSB-SP), aliado de Marina Silva e apoiador da provável candidatura do governador Eduardo Campos (PSB-PE), disse que o discurso de Dilma é “autista”. Campos e Marina não se pronunciaram. (Págs. 1 e Política A4) Busca de credibilidade Para recuperar a credibilidade na política fiscal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai anunciar, amanhã, que a meta de superávit primário em 2013, de R$ 73 bilhões, foi alcançada sem manobra contábil. (Págs. 1 e A4)

Bolsa do Brasil tem pior resultado entre 20 maiores

A Bovespa teve o pior resultado entre os 20 principais mercados acionários mundiais em 2013. O índice da bolsa brasileira (Ibovespa) caiu 15,5%, enquanto as maiores bolsas do mundo, como a dos EUA, subiram pelo menos 25%. Os motivos vão da derrocada da OGX ao rebaixamento da perspectiva da nota brasileira pelas agências de classificação de risco. (Págs. 1 e Economia B1)

Segundo ataque em 24h mata 14 na Rússia

Explosivos detonados por um suicida mataram 14 pessoas ontem em Volgogrado. Foi o segundo ataque em 24 horas na Rússia. Esquema especial de segurança será implantado para a Olimpíada de Inverno, daqui a 40 dias. (Págs. 1 e Internacional A10)

Argentinos se revoltam contra cortes de energia (Págs. 1 e Internacional A11)

Celso Ming

É o rombo externo Com o salto de 0,38% para 6,38% no IOF, o governo fecha uma torneirinha e deixa intocados vazamentos substancialmente maiores. (Págs. 1 e Economia B2)

Luiz Zanín

Para ver um futuro melhor Num país em que de fato não se pode confiar em dirigentes e entidades esportivas, talvez alguma coisa interessante possa vir dos atletas. (Págs. 1 e Esportes A16)

Arnaldo Jabor

Rascunho para 2014 Os fatos perderam a solidez – só temos expectativas. E tudo continuará. Repito a piada: não sou pessimista; sou um otimista bem informado. (Págs. 1 e Caderno 2, C8)

Notas & Informações

Receita extra, mesma conversa Apresentar o superávit de novembro como sinal de boa gestão é mais uma embromação. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Qualificação é o desafio do trabalhador para 2014

O Brasil festeja a baixa taxa de desemprego, que em novembro chegou a 4,6%, o menor índice desde 2002. Mas as incertezas da economia e a perda de fôlego de vários setores, principalmente da indústria, vão dificultar a criação e a manutenção de postos de trabalho no ano que vem. Especialistas defendem a maior oferta de cursos profissionalizantes para aumentar a qualidade da mão de obra e melhorar a produtividade das empresas. (Págs. 1 e 7)

Novo atentado deixa a Rússia em alerta geral

Em dois dias, ataques suicidas mataram mais de 30 pessoas e o país, sede dos Jogos de Inverno, reforçou a segurança. (Págs. 1 e 13)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: 2013 Um ano explosivo

Entre janeiro e novembro, o número de caixas eletrônicos estourados em Minas subiu 11%. É nada menos que um terminal bancário dinamitado por dia em Minas Gerais. Dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (Seds) mostram que 336 deles foram explodidos este ano, contra 300 no ano passado. Entre as causas estão a facilidade de conseguir explosivos, já que a dinamite é desviada de pedreiras, e muitas máquinas ficam em locais sem proteção adequada. Autoridades de segurança pública se mobilizam para mudar a tipificação do crime. Hoje, ele é considerado furto qualificado, com punição mais branda. Querem que passem a ser roubo, que tem pena mais rigorosa, podendo chegar a 10 anos de prisão, além de multa. Quadrilhas especializadas atuam no estado, mas há amadores que nem conseguem levar o dinheiro. (Págs. 1 e 15)

IPI reduzido aquece venda de veículos

Termina hoje a redução do imposto que fez os negócios subirem 30% nos últimos dias, surpreendendo até as revendas. Um carro popular de 1.000 cilindradas com tecnologia flex, por exemplo, vai custar R$ 1 mil a mais a partir de amanhã. (Págs. 1 e 10)

BH lidera o desagradável ranking da inflação no país

Entre as 11 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a de Minas é a que registra o maior índice. (Págs. 1 e 9)

Apenas 20% dos detentos trabalham

Falta de qualificação, receio de empregadores e gestão penitenciária ineficiente dificultam a reinserção da maioria dos 550 mil detentos do país no mercado. Em cada 10 presos, só dois trabalham e um estuda. (Págs. 1 e 5)

Aécio acusa Dilma de fazer campanha eleitoral na TV (Págs. 1 e 4)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: IPVA vai ficar 4,62% mais barato em 2014

Esta será a quinta queda consecutiva nos valores do tributo que incide sobre 2,2 milhões de veículos em Pernambuco. Calendário de pagamento começa no dia 7 de março. (Págs. 1 e Cidades/Economia 6)

Eduardo marca data de saída

Governador fica no cargo até 4 de abril. Depois, se desincompatibilizará para concorrer à Presidência da República. João Lyra assumirá governo. (Págs. 1, 3 e 4)

Retrospectiva

O JC traz hoje um balanço do que foi o ano de 2013. Dos protestos de rua à prisão dos mensaleiros, da renúncia de Bento XVI à visita do papa Francisco ao Brasil; da pior seca dos últimos 50 anos à triste realidade das crianças do Canal do Arruda. E muito mais. (Págs. 1 e Especial 1 a 8)

Rússia

Três atentados deixam saldo de 34 mortos, a seis semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno. (Págs. 1 e 9)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Negócio de futuro – Plano gaúcho para criar polo de inovação

Governo e iniciativa privada preparam projeto com recursos e estrutura para atrair empresas inovadoras, as startups, que têm alto potencial de expansão com baixo investimento. (Págs. 1 e 16)

Os desafios do país da Copa em 2014 (Págs. 1 e Esportes)

Cancelas levantadas: Em evento político, Tarso fecha pedágio

Governador comemorou fim de concessões e disse cumprir promessa eleitoral. (Págs. 1, 6 e 10)

O que aprendemos com 2013 (Págs. 1 e Encartado nesta edição)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.