Início Manchetes dos Jornais Manchete nos Jornais desta Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

Manchete nos Jornais desta Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

0

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O Globo

Manchete: Governo libera 100% de capital estrangeiro no setor aéreo
Crise da Avianca motivou medida provisória para derrubar limite de 20%
Em reunião de emergência no Planalto, três dias após a Avianca pedir recuperação judicial, o governo decidiu editar medida provisória para derrubar o limite de 20% de participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. O texto da MP — que teve concordância do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes — permite que investidores estrangeiros tenham até 100% do capital de aéreas que fazem voos domésticos. Para especialistas, a concorrência pode reduzir o preço das passagens. (PÁGINA 17)

‘Não existe passar a mão na cabeça de quem errou’
O deputado Flávio Bolsonaro(PSL-RJ) publicou em redes sociais que “não existe passar a mão na cabeça de quem errou”, referindo-se a seu ex-assessor Fabrício Queiroz, que, segundo o Coaf, movimentou R$ 1,2 milhão. O vice eleito, general Mourão, disse que Jair Bolsonaro demorou a comentar o caso. (PÁGINA 4)

Com prisão pedida, Battisti pode ser extraditado
O ministro Luiz Fux, do STF, determinou a prisão do ex-ativista italiano Cesare Battisti para possível extradição. A decisão de mandá-lo de volta para a Itália, onde tem condenação a ser cumprida, caberá ao presidente Temer ou, a partir de janeiro, a Jair Bolsonaro. Ambos já se manifestaram pela extradição. (PÁGINA 9)

Coaf vê depósitos de servidores de outros órgãos
O relatório da investigação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre servidores e ex-funcionários da Alerj mostra que, entre os que movimentaram valores suspeitos, há pessoas lotadas em secretarias de prefeituras e em outros órgãos estaduais, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). (PÁGINA 5)

MP já tem mais de 330 denúncias contra médium
O Ministério Público de Goiás já recebeu mais de 330 denúncias contra João de Deus. Em entrevista à revista Veja, Dalva Teixeira, filha do médium, diz que sofreu abusos do pai dos 10 aos 14 anos. “Ele é um monstro”, afirma. João de Deus propôs à Justiça que suas consultas sejam monitoradas por câmeras e policiais. (PÁGINA 24)

Ato marca os 50 anos do AI-5
Cartazes com fotos de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar são exibidos em ato na Câmara dos Deputados que lembrou os 50 anos da assinatura do AI-5. (PÁGINA 9)

Colunistas
MERVAL PEREIRA
Lembrar o AI-5 é preciso para não repetir erros (PÁGINA 2)

FLÁVIA OLIVEIRA
Caso João de Deus mostra que mulheres têm que ser ouvidas (PÁGINA 3)

Freixo: Grupo ligado a milícia planejava matar o deputado amanhã (PÁGINA 11)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Milicianos mataram Marielle por causa de terras, diz general
Secretário da Segurança do RJ afirma que crime estava sendo planejado desde 2017
O secretário da Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes, disse ao repórter Marcelo Godoy que a vereadora Marielle Franco foi morta porque milicianos acreditavam que ela poderia atrapalhar negócios ligados à grilagem de terras na zona oeste. O crime, segundo Nunes, estava sendo planejado desde 2017, meses antes de o governo federal decretar intervenção no Estado. Para o general, nomeado pelo interventor em fevereiro, os milicianos “superestimaram o papel que a vereadora poderia desempenhar”. “Ela estava lidando em determinada área do Rio controlada por milicianos, onde interesses econômicos de toda ordem são colocados em jogo.” Na opinião de Nunes, hoje, “milícias e facções criminosas que controlam o tráfico se equivalem”. Questionado se prenderá os envolvidos no crime antes de deixar a secretaria, no fim do mês, ele disse “não ter ideia”. (METRÓPOLE / PÁG. A18)

Militares admitem ‘incômodo’ com caso Coaf
Para oficiais-generais ouvidos pelo Estado, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, já deveria ter explicado suas movimentações bancárias, para evitar problemas ao futuro governo. Vice-presidente eleito, Hamilton Mourão admitiu “incômodo” com a demora, mas disse ter “plena confiança” no presidente e no filho. (POLÍTICA / PÁG. A4)

Flávio nega envolvimento
Flávio Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que não fez nada errado no caso Coaf. “Sou o maior interessado em que tudo se esclareça.” (PÁG. A4)

Fux, do STF, revoga liminar e manda prender Battisti
O ministro Luiz Fux, do STF, determinou a prisão cautelar para fins de extradição do ex-ativista Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos 1970. Em outubro de 2017, Fux concedeu liminar que impedia a deportação, mas ontem a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a prisão. (POLÍTICA / PÁG. A8)

Estrangeiros poderão ter até 100% do capital das aéreas
Medida provisória assinada ontem por Michel Temer permite que companhias aéreas tenham até 100% de capital estrangeiro – hoje, o limite é de 20%. A mudança teve o aval da equipe econômica de Jair Bolsonaro e foi feita apenas dois dias após a Avianca pedir recuperação judicial. As ações das empresas aéreas fecharam em alta. (ECONOMIA / PÁG. B1)

Infraero vai acabar, afirma futuro ministro
O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse ontem que a Infraero deve ser privatizada ou liquidada em um prazo de até três anos. Ele afirmou também que toda a rede de aeroportos deve ser concedida. (ECONOMIA / PÁG. B3)

País ganha novo submarino hoje
O S-40 Riachuelo, primeiro de uma frota de quatro novos submarinos de ataque da Marinha do Brasil, entra hoje no mar pela primeira vez, no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio. O investimento no projeto, ao longo de 20 anos, chegará a R$ 37 bilhões. (POLÍTICA / PÁG. A8)

Coaf mira lavagem de dinheiro no futebol (ESPORTES / PÁG. A24)

Colunistas
Eliane Cantanhêde
Sinalizações externas do governo Bolsonaro replicam posições de Trump, mas nem tudo que é bom para os EUA é bom para o Brasil. (POLÍTICA / PÁG. A6)

Celso Ming
Dá para entender, no atacado, ideia de que é preciso desengessar leis trabalhistas. Não dá para entender, no varejo, o que significa. (ECONOMIA / PÁG. B2)

Desafios do eleito
Para analistas que participaram de evento promovido pelo Estado e pelo Ibre-FGV, conciliar interesses será o desafio do futuro governo. (POLÍTICA / PÁG. A10)

Notas&Informações
Os alertas de Guardia
Não se resolverá o problema das contas públicas vendendo estatais, mas enfrentando a questão do gasto, o que envolve necessariamente a reforma da Previdência. (PÁG. A3)

O esbulho da lei
No caso do indulto natalino, juízes atuam como se estivessem numa esfera própria. (PÁG. A3)
————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Temer autoriza 100% de capital externo nas aéreas
Presidente edita medida provisória após Avianca pedir recuperação judicial
O presidente Michel Temer (MDB) assinou uma medida provisória (MP) que permite a grupos estrangeiros assumir o controle total das companhias aéreas no país. Hoje, esse limite é de 20%. A decisão ocorre em meio ao processo de recuperação judicial da Avianca Brasil. Antes de baixar a MP o governo consultou o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que após falar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), deu seu aval. Para continuar em vigor, a medida precisa ser convertida em lei, pelos congressistas, em no máximo 120 dias. Temer falou com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB), a fim de costurar o apoio deles. Para o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, 2019 terá cenário mais positivo para o setor e perspectiva de passagens mais baratas. A Latam se posicionou a favor da medida, considerando que haverá geração de riqueza para o Brasil, e a Azul, contra. Gol e Avianca não se manifestaram. (Mercado A23)

Vinícius Torres Freire
Companhias do país já são estrangeiras (A26)

Governo Bolsonaro
Ex-assessora na Câmara atuava como personal trainer no Rio (A6)

Para Bolsonaro, reação a relato de futura ministra sobre Jesus é surreal (A8)

Presidente eleito critica fiscais do Ibama e diz que multas são extorsivas (B6)

Polícia do Rio intercepta plano para matar Freixo
A polícia do Rio de Janeiro interceptou um plano de milicianos que pretendiam matar o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) durante evento com militantes no sábado (15). Freixo tem proteção policial desde que presidiu, há dez anos, a CPI das Milícias. Ele disse que é precipitado relacionar a ameaça ao assassinato de Marielle Franco. (Cotidiano B2)

Defesa busca aval para João de Deus manter sua atuação
A defesa de João de Deus pediu à justiça a manutenção dos atendimentos espirituais em Abadiânia (GO) e disse que ele só voltará à rotina com anuência do juiz. Casa em que o médium atua viveu clima tenso após o Ministério Público pedir sua prisão sob suspeita de abuso sexual. (Cotidiano B3)

OMC reverte parte da condenação de políticas brasileiras
A Organização Mundial de Comércio reverteu a condenação de 2 das 7 políticas industriais adotadas pelo Brasil e denunciadas em 2015 por União Européia e Japão. Também foi retirado o prazo de 90 dias dado para adequar os cinco programas considerados ilegais. (Mercado A25)

Editoriais
Balaio partidário
Sobre desencontros e riscos do PSL de Bolsonaro.

Paris é uma incógnita
Acerca de permanência do pais em acordo ambiental. (Opinião A4)
————————————————————————————

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile