O Globo

Manchete : Lula preso
Primeiro ex-presidente a cumprir pena por corrupção, petista se entrega à PF depois de quase 26 horas
Em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desafiou autoridades e atacou Judiciário, MP e mídia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso ontem, depois de se entrincheirar por quase 26 horas após o prazo final dado pelo juiz Sergio Moro para que se entregasse. Ex-líder sindical que fundou o Partido dos Trabalhadores e chegou à Presidência, Lula governou por oito anos e deixou o poder como um dos políticos mais populares do país, mas acabou condenado a 12 anos de prisão, tornando-se o primeiro ex-presidente da história do Brasil a cumprir pena por corrupção.Em discurso ontem de manhã, cercado por militantes e líderes da esquerda, desafiou as autoridades, atacou o Judiciário, o MP e a mídia. Às 22h30, chegou à sede da PF, em Curitiba. (Págs. 3 a 11)

Mais de 100 políticos, de 14 partidos, já foram investigados na Lava-Jato
A operação que levou Lula à cadeia já colocou no alvo ex-presidentes, ministros, parlamentares e o presidente Michel Temer. Em quatro anos de La-va-Jato, 14 legendas foram atingidas pela investigação. (Pág. 6B)

Discurso do petista tem erros e distorções
Checagem do discurso de Lula mostra declarações falsas e inconsistentes do petista. Ele nega relação com o tríplex, mas reportagens, documentos e delações mostram sua ligação com o imóvel. Lula também distorceu declarações da Lava-Jato e disse não ser contrário à operação, apesar de atacá-la. (Pág. 6)

Operação contra milícia tem 149 detidos e 32 armas apreendidas (Págs. 12 e 13)

Merval Pereira
Encenação só piorou situação política e jurídica. (Pág. 4)

Miriam Leitão
Petista fez parecer vitória a sua maior derrota. (Pág.30)

Ascânio Seleme
É bom se acostumar ao PT como partido-satélite. (Pág. 6A)

Bernardo Mello Franco
Discurso foi carta-testamento do ex-presidente. (Pág. 2)

Frei Betto
Minha segunda despedida de Lula. (Pág. 4)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Lula preso
Condenado a 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro, petista começa a cumprir pena em Curitiba • Ele é o primeiro ex-presidente a ir para a cadeia por crime comum • Prisão ocorreu sob forte tensão, 26 horas após fim de prazo dado por Moro.O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 72 anos, foi preso às 18h40 de ontem pela Polícia Federal e levado para Curitiba, sede da Operação Lava Jato, onde começará a cumprir pena. Condenado a 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula é o primeiro ex-presidente da República preso por crime comum, conforme sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá.A prisão ocorreu sob forte tensão, após a defesa de Lula negociar sua rendição com as autoridades e 26 horas depois do fim do prazo estipulado por Moro para que ele se entregasse. Militantes simpáticos ao ex-presidente chegaram a impedir que o carro em que ele estava deixasse a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde permaneceu desde a noite de quinta-feira. Lula teve de sair do local a pé, protegido por seguranças. De lá, foi levado para a sede da PF e depois para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Curitiba. (Política / Págs. A4 a A9)

No último ato, ataques contra MP e Judiciário
Em discurso horas antes da prisão, feito num carro de som no Sindicato dos Metalúrgicos, Lula criticou a Lava Jato, o Judiciário e a imprensa. Disse ainda que se mantém na disputa presidencial e sairá da prisão “mais forte e inocente”. (Pág. A6)

Vera Magalhães
Que as instituições falem alto
Lula age como chefe de bando. Zombou da Justiça, escondeu-se atrás de biombo humano e mostrou ser alguém que quer para si lei própria. (Pág. A8)

Eliane Cantanhêde
Produto de exportação
Prisão de Lula é por ambição, cobiça e uma promiscuidade com empreiteiras incompatível com a Presidência. (Pág. A6)

Entrevista : Gustavo Franco
EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL
‘AGENDA LIBERAL ESTÁ SENDO USADA DE FORMA OPORTUNISTA’
• Um dos formuladores do Plano Real, Gustavo Franco vê “oportunis-* mo” nos que abraçam a agenda liberal sem convicção ou afinidade com ela, caso, segundo diz, de Geraldo Alck-min (PSDB). Filiado ao Novo, Franco coordena o programa de João Amoê-do à Presidência. (Economia / Pág. B5)

Celso Ming
O outro lado desta guerra
Disputa com a China não pode desprezar o efeito sobre os títulos da dívida dos EUA. (Economia / Pág. B2)

Notas & Informações
Um olhar para o futuro
A sessão do STF que negou a concessão de habeas corpus a Lula da Silva mostrou que, à luz da Constituição, tratava-se de um cidadão comum. (Pág. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Lula preso
Após 26 horas de negociação, ex-presidente se entrega à PF e segue para Curitiba em discurso, petista diz que se apresentaria para enfrentar os que o condenaram
Luiz Inácio Lula da Silva, 72, foi preso ontem após se entregar à Polícia Federal às 18h40. É o primeiro ex-presidente do Brasil detido após condenação criminal. Sentenciado a 12 anos e um mês de detenção por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex, o petista seguiu para Curitiba. Ele é réu em mais seis processos.
Foram mais de 48 horas entre o decreto do juiz federal Sergio Moro, na quinta (5), e a prisão. Lula ignorou prazo para que se apresentasse voluntariamente em Curitiba até as 17h de sexta. Em vez disso, negociou se entregar ontem após missa para a mulher, Marisa, morta em 2017.
0 petista passou os últimos dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde militantes se reuniram e jornalistas foram hostilizados. Ele enfrentou resistência de apoiadores para deixar o local e precisou sair a pé para entrar em carro da polícia.
Em discurso de 55 minutos ao meio-dia, Lula disse que se entregaria para enfrentar aqueles que o condenaram. “Eu vou atender ao mandado deles, porque quero fazer a transferência de responsabilidade”, afirmou, em referência à Lava Jato e à imprensa. “Quanto mais dias me deixarem lá, mais Lulas vão nascer no país.” Nascido em Garanhuns (PE), ele liderou o movimento sindical no ABC paulista no final dos anos 1970 e fundou o PT em 1980, galvanizando a esquerda.
Chegou ao Planalto em2002 e conquistou novo mandato em 2006. No período, houve crescimento da renda e redução da pobreza. Elegeu como sucessora Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016 em meio à maior recessão em três décadas e ao escândalo do petrolão. (Poder A4)

Supremo errou ao julgar o caso, afirma advogado
Para o advogado Nabor Bulhões, o Supremo Tribunal Federal errou ao pôr em julgamento e negar o habeas corpus pedido por Lula. Bulhões diz que teria sido mais produtivo decidir sobre a prisão de condenados em segunda instância.

Ontem, Edson Fachin, do Supremo, negou liminar para suspender a prisão do ex-presidente. (Poder A4 e A16)

Marcelo Coelho
Para o PT, resta apenas a espera pela ressurreição
Lula não é mais um ser humano, como disse no discurso, mas uma ideia, e quando seu coração parar continuará batendo no peito de milhões de outros Lulas. A despedida em São Bernardo foi uma espécie de Última Ceia, entre apóstolos, contra os fariseus, com caldo de mocotó e não vinho francês. (Poder A10)

Álvaro Dias
Leis governam os homens; assim se constrói a nação (OpiniãO A3)

G. Boulos e M. D’avila
Não sairemos das ruas; futuro do país está em jogo (OpiniãO A3)

Fernando Canzian
Será perverso se mesmo rigor não atingir os demais (Poder A8)

Leandro Colon
Em seu discurso, petista procura unir a esquerda (Poder A11)

Vinícius Torres Freire
Cidade natal do ex-presidente fica alheia à prisão (Poder A13)

Ricardo Kotscho
Rendição reviveu método de greves da década de 1970 (Poder A13)

Editorial
“Alckmin, o discreto”, sobre desempenho do presidenciável tucano no governo paulista, e “Rota sinuosa”, acerca de benefícios ao setor automotivo. (Opinião A2)

————————————————————————————

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.