28.4 C
Cambé
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Manchete nos Jornais deste Sábado, 16 de Fevereiro de 2019

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O Globo

Manchete: Após atrito com Bolsonaro, Bebianno vai deixar o governo
Presidente ainda ofereceu cargo em estatal ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, que viu nisso demonstração de ‘ingratidão’. Não houve acordo entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que deixará o cargo depois de ser chamado de mentiroso pelo próprio presidente e por seu filho Carlos. Bolsonaro decidiu não atender aos apelos de políticos e militares para contornar a crise. Em reunião no Planalto, os dois tiveram um diálogo ríspido, com ataques mútuos. Bolsonaro chegou a propor um cargo de diretor de estatal a Bebianno, presidente do PSL durante a campanha, mas este o recusou, por considerar a oferta uma demonstração de “ingratidão’’. (PÁGINA 4)

Regimes especiais têm idade mínima igual para os sexos
Categorias que contam com regras especiais para aposentadoria terão idade mínima igual para homens e mulheres. A proposta de reforma da Previdência prevê 60 anos para professores e trabalhadores rurais, 55 para policiais civis e federais. No caso de políticos, o regime será o mesmo do setor privado. (PÁGINA 19)

Baixa vacinação contra sarampo ameaça Sudeste
Com o número de casos saltando em média 50% em um ano no mundo, o sarampo registrou o primeiro surto no Brasil em 2019, no Pará. A maior preocupação do Ministério da Saúde é o baixo índice de vacinação contra a doença: 49%. Se não atingir 95%, o sarampo pode passara outras regiões, como a Sudeste. (PÁGINA 27)

Por que o Brasil repete as suas tragédias
Rompimentos de barragens, incêndios, enchentes e mortes, muitas mortes. Por falta de planejamento, desleixo e irresponsabilidade, nossos desastres parecem tão previsíveis quanto inevitáveis. Diante da sequência e da frequência de desgraças, especialistas de várias áreas buscam responder: “Por que que a gente é assim?”. Consenso: para romper o ciclo, é preciso livrar- se da nossa histórica resignação. (Segundo Caderno)

Presidente da Petrobras quer vender refinarias e reduzir participação a menos de 50% (PÁGINA 22)
————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Bolsonaro quer Bebianno fora; Planalto busca saída negociada
Após conversa ríspida entre presidente e ministro, governo tenta evitar acirramento da crise política
Jair Bolsonaro estava decidido ontem, após reunião tensa, a demitir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Ele deve deixar o cargo até segunda-feira. Antes do encontro, o presidente havia cedido a pressões dentro e fora do governo para manter o auxiliar, mas voltou atrás após saber que Bebianno teria deixado vazar áudios de conversas entre os dois. Para evitar o agravamento da crise iniciada na quarta-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi chamado para construir uma “saída honrosa” para Bebianno, a quem foi oferecido um cargo fora do Planalto, que ele recusou. A integrantes do governo, o ex-presidente do PSL, partido de Bolsonaro, disse que “não se dá um tiro na nuca do seu próprio soldado”. Para auxiliares do presidente, a saída do ministro pode até mesmo atrapalhar a tramitação da reforma da Previdência no Congresso. (POLÍTICA / PÁG. A4)

FHC critica ‘desorganização’
O ex-presidente afirmou em mensagem no Twitter que “início de governo é desordenado”, mas Jair Bolsonaro “está abusando”. “Não dá para familiares porem lenha na fogueira”, escreveu. “O fogo depois atinge a todos, afeta o País.” (PÁG. A12)

Veto a aluno de colégio militar gera atrito entre Exército e USP
Em reunião, ontem, a reitoria da USP rejeitou apelo do Comando Militar do Sudeste e manteve o cancelamento de matrículas de pelo menos 20 estudantes de colégios militares aprovados no vestibular pelo Enem. A alegação é de que as 12 escolas mantidas pelo Exército não se enquadram no sistema de cotas. O governador João Doria foi acionado pelo Exército. (POLÍTICA / PÁG. A10)

Polícia prende 8 funcionários da Vale que sabiam de risco
Oito funcionários da Vale envolvidos na segurança em Brumadinho foram presos temporariamente. Eles são investigados para determinar a participação em “centenas de crimes” de homicídio qualificado. Até ontem, havia 166 mortos e 144 desaparecidos. Pedido de prisão foi baseado em e-mails que indicariam que a mineradora sabia de problemas na estrutura. (METRÓPOLE / PÁG. A20)

Decisão de Gilmar prolonga ação contra ex-Dersa
O ministro do STF Gilmar Mendes determinou que sejam ouvidas novamente testemunhas de ação em que Paulo Vieira de Souza é réu em caso do Rodoanel. A medida pode levar à prescrição dos crimes, diz força-tarefa da Lava Jato em SP. (POLÍTICA / PÁG. A15)

Fim do horário de verão
À meia-noite, relógios devem ser atrasados em 1 hora no DF e em 10 Estados. (PÁG. A22)

Adriana Fernandes
Governadores de Estados exportadores veem na reforma da Previdência oportunidade de ouro de repasses da União. (ECONOMIA / PÁG. B4)

Notas&Informações
Finalmente, a reforma
Bolsonaro precisa urgentemente colocar ordem em sua casa para que seus problemas familiares não contaminem a discussão sobre a reforma da Previdência. (PÁG. A3)

A tarifa e a Justiça
Reajuste da tarifa de ônibus em SP é mais um caso em que a Justiça interfere na administração com prejuízo para o cidadão. (PÁG. A3)
————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Bolsonaro avisa Bebianno que ele vai ser demitido
Após escândalo de laranjas, presidente tenta estancar crise com saída de ministro
Chamado publicamente de mentiroso por Jair Bolsonaro, o ministro Gustavo Bebianno foi comunicado pelo presidente, em reunião ontem em Brasília, de que será demitido da Secretaria-Geral da Presidência. A exoneração deve ser formalizada até segunda-feira (18). Bebianno tornou-se o centro de uma crise instalada no Palácio do Planalto depois que a Folha revelou a existência de um esquema de candidaturas laranjas do PSL, presidido pelo ministro de janeiro a outubro de 2018. Ele nega envolvimento nas irregularidades. Embora tentasse um encontro pessoal com o presidente desde quarta-feira (13), Bebianno só foi recebido no fim da tarde de ontem, após ministros e aliados intervirem na crise. A conversa teria sido ríspida, e o presidente deixou um ato de exoneração assinado. Ministros tentaram, sem sucesso, demover Jair Bolsonaro, alegando que a demissão de um auxiliar tão próximo e dessa forma fragilizaria o governo. (Poder A4)

Julianna Sofia
Bebianno não é o 1º zumbi fora das catacumbas (A2)

Promotor vê fatos graves em caso de laranjas de MG
O promotor de Justiça de Minas Gerais Fernando Ferreira Abreu disse à Folha que o caso de candidaturas laranjas ligadas ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), é grave. “Em tese, tem falsidade e apropriação indébita. Precisamos apurar”. Abreu determinou que as candidatas prestem depoimentos e não descarta ouvir o ministro. (Poder A10)

Ações de Kroton e Estácio caem após Lava Jato da Educação
Jair Bolsonaro anunciou em rede social o acordo entre os ministérios da Educação e da Justiça para investigar indícios de corrupção no MEC. Os papéis da Kroton e da Estácio lideraram as quedas do Ibovespa. ()Mercado A2s

Especialistas discutem pacote anticrime de Moro
Professor da USP, Leandro Piquet Carneiro defende que projeto do ministro da Justiça cria base legal que facilitará investigação e punição de delitos complexos. Para o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, discussão atropelada pode levar a estado policialesco. (Poder A14)

Polícia prende 8 funcionários da Vale em Minas
Operação do Ministério Público de MG prendeu oito funcionários da Vale com cargos de gerência e de equipes técnicas. As prisões são temporárias. A ação apura a responsabilidade pelo rompimento da barragem em Brumadinho, que deixou ao menos 166 mortos. (Cotidiano B4)

Câmara de SP questiona boletos de IPTU com reajustes de até 50% (B1)

Editorial
Como fabricar crises
Sobre desgaste entre Bolsonaro e ministro do PSL. (Opinião A2)
————————————————————————————

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat