Ameaça: Por que o câncer está cada vez mais perto – Como usar as férias para se qualificar – Cracolândia: São Paulo agiu, mas a tragédia do crack é nacional – Navio de cruzeiro naufraga com 53 brasileiros na Itália – Municípios: Recursos de emergência serão vigiados – Chuvas: Obras contra enchentes na mira do TCU – MEC admite ter mudado 129 notas do Enem – Custo de vida no Brasil já é mais alto que nos EUA…

O Globo

Manchete: Brasil vai facilitar visto de trabalho para estrangeiro

País quer atrair europeus qualificados mas desempregados pela crise

O crescente interesse de estrangeiros em vir para o Brasil, aproveitando o bom momento econômico do país, levou o governo a encomendar um projeto para alterar a política de imigração: a meta é flexibilizar as regras de concessão de vistos de trabalho e facilitar a entrada de profissionais qualificados. De janeiro a setembro de 2011, o governo concedeu 51 mil autorizações de trabalho para estrangeiros, 32% a mais do que em 2010. Só uma multinacional de recrutamento on-line tem cadastrados 400 mil currículos de pessoas interessadas em trabalhar no Brasil, dos quais 80 mil foram enviados ano passado. Coordenador da equipe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) que elabora a nova política, Ricardo Paes de Barros diz que a ideia é estender tapete vermelho para os europeus desempregados pela crise e estabelecer limites para a entrada de imigrantes que fogem da pobreza – como vem acontecendo com os haitianos. (Páginas 1, 3 e 4)

INSS atrasado de doméstica será anistiado

Para incentivar o patrão a regularizar a situação de empregados domésticos, o governo vai perdoar parte do recolhimento do INSS em atraso. A alíquota também cairá. (Págs. 1 e 34)

Geração Y assume comando

Criados com internet e videogames, os jovens nascidos nas décadas de 80 e 90 assumem agora cargos importantes. Em comum, um pensamento econômico próprio, que une os ideais de livre mercado e desenvolvimento. (Págs. 1 e 36)

Justiça quebra sigilo de Liga e seis escolas

A Justiça federal quebrou o sigilo bancário e fiscal de Liesa e de seis escolas de samba do Grupo Especial, que têm bicheiros como patronos. Eles são acusados de usar o desfile para lavar dinheiro. (Págs. 1 e 20)

Pontos turísticos ignoram horário de verão

Apesar de existir desde 85, o horário de verão não altera o funcionamento de pontos turísticos do Rio, que fecham antes do pôr do sol. É o caso do Forte Copacabana, que encerra o expediente às 18h. (Págs. 1 e 29)

Ancelmo Gois

Pedaço do teto do Galeão cai e abre espaço para urubu passear no aeroporto. (Págs. 1, 30 e 31)

Hitórias de Mora

Traído pelo PMDB paulista na campanha das Diretas. Ulysses reagiu e coordenou a campanha de Tancredo. (Págs. 1 e 14)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Custo de vida no Brasil já é mais alto que nos EUA

Situação apontada por dados do FMI é atípica entre os emergentes; valorização do real explica o fenômeno

O custo de vida do Brasil medido em dólares superou o dos EUA em 2011, segundo dados do FMI. Em uma lista de 150 países em desenvolvimento, o Brasil é praticamente o único cujo custo de vida superou o americano em 2011, informa o repórter Fernando Dantas. Com isso, ficou o mais caro entre todos os emergentes. “Tudo agora é mais vantajoso comprar nos EUA”, diz um advogado que vive entre São Paulo e Nova York. O alto preço das commodities exportadas pelo Brasil e o fluxo de capitais para o País são apontados como as principais razões para a valorização do real, o fator mais importante para explicar o motivo de a economia do País ter encarecido dessa maneira. (Págs. 1, Economia B1,B3 e B4)

MEC admite ter mudado 129 notas do Enem

Não são só dois os casos de alteração da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Documento ao qual o Estado teve acesso revela que são 129 casos, informação que o MEC, ao ser questionado, confirmou. Da lista, entregue à Justiça Federal de São Paulo, consta um processo em que o estudante Michael Cerqueira de Oliveira, de 17 anos, pede vista da prova. Sua nota mudou de “anulada” para 880. (Págs. 1 e Vida A22)

Navio que afundou tinha 53 brasileiros a bordo

O navio Costa Concordia, com mais de 4 mil pessoas a bordo, naufragou na costa italiana na noite de anteontem. São pelo menos 3 mortos e 70 desaparecidos. Havia 53 brasileiros, nenhum deles de feriu. (Págs. 1 e Internacional A13)

“Havia pânico; os rostos estavam desolados”
Repórter do Estado relata por mensagens de celular o desespero das pessoas a bordo do navio. (Págs. 1 e Internacional A13)

Ás vésperas da reforma, Dilma convoca ministros (Págs. 1 e Nacional A4)

Brasileiro deixa de usar 101 bi de pontos de cartões (Págs. 1 e Economia B14)

Site do “Estadão” supera 100 milhões de visitas (Págs. 1 e Economia B11)

Brahma Chellaney

Tríplice Entente na Ásia

EUA, Índia e Japão buscam construir um bloco estratégico mais amplo na Ásia, conturbada por crescentes ameaças à segurança. (Págs. 1 e Visão Global A20)

Dora Kramer

Para o que der e vier

A cúpula petista avalia que se vale a pena fazer aliança como PMDB vale também fazer com o PSD de Kassab. (Págs. 1 e Nacional AB)

Notas & Informações

Só investimento foi cortado

O governo fez com o Orçamento o contrário do que prometeu no começo de 2011. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Quando a educação faz toda a diferença

Na caminhada para se tornar a quinta potência do mundo, o Brasil enfrenta um obstáculo ainda perverso, e de difícil solução: após 10 anos de avanços econômicos, que fortaleceram a moeda e estimularam o consumo, preocupa os especialistas o baixo nível educacional da população. Estimativas indicam que cada ano a mais na formação de trabalhadores tende a elevar o crescimento da economia em até 7%. “A revolução do ensino precisa começar já, ou nunca seremos referência em um tema que tem nos custado tão caro”, afirma Mozart Neves Ramos, conselheiro da ONG Todos pela Educação. As mudanças nesse cenário, felizmente, começam a aparecer: o aumento da renda permite, para muitas famílias, o acesso à universidade. (Págs. 1, 10 e 11)

Segurança: De volta ao Velho Oeste

Cinco cidades brasileiras têm taxas de homicídios que superam o índice de 100 assassinatos por 100 mil habitantes – o ideal, segundo a OMS, é tê-lo abaixo de 10. Duas estão no Paraná, duas na Bahia e uma no Pará. (Págs. 1 e 8)

E no entorno goiano, a taxa cresceu 20%

A presença da Força Nacional na região de nada adiantou: em 19 municípios, 642 pessoas foram mortas em 2011. (Págs. 1 e 28)

Lotes ilegais: O domínio audacioso dos grileiros

No DF, o parcelamento irregular desafia o poder com golpes cada vez mais sofisticados. Em Samambaia, uma quadrilha vendia 508 unidades da Terracap. Enquanto isso, terrenos no Lago Sul são anunciados até pela internet. (Págs. 1, 23 e 24)

Chuvas: Obras contra enchentes na mira do TCU

O tribunal prepara força-tarefa para analisar os repasses de recursos para os estados mais afetados pelas tempestades no Norte e no Nordeste. A meta é evitar que se repitam as irregularidades em contratos e licitações que ocorreram em 2011. (Págs. 1 e 3)

De olho no Senado

Mestres de cursinhos dão dicas importantíssimas para ajudar a você passar no mais esperado concurso do ano. Fique Atento! (Págs. 1, 2 e Trabalho & Formação Profissional)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: Tire o dragão da sua casa

Primeiro ele invadiu a sala, onde o conserto da TV subiu 5,44%, passou pela cozinha e pelos quartos, que guardam roupas infantis 10,9% mais caras, chegou à garagem, com aumento de 13,3% no preço do combustível, até estourar no condomínio e outras taxas (9,23%). A constatação está numa seleção de 61 itens comuns numa casa com poder de compra coberto pelo IPCA, feita pelo EM, que mostra como é possível calcular o avanço do dragão por cômodos. Na ponta do lápis, a inflação média de uma casa na Grande BH em 2011 foi de 6,1% e superou a do país, de 5,4%. (Págs. 1 e 15)

Quem ganha com a chuva/Como os buracos nas ruas podem ser sinônimo de bom negócio (Págs. 1 e 18)

Foto-legenda: Todos têm medo

Deslizamento de terra é uma ameaça constante para todas as classes sociais e não apenas os mais pobres. A explicação está no fato de que quase um terço do solo de BH é formado por camadas de filito, que se esfacela e se abre como páginas de um livro ao receber grande quantidade de água, e quartzito, que é mais resistente mas também se solta em blocos. Na região Centro-Sul, há graves problemas em áreas nobres, como Mangabeiras, Sion, São Bento, Santa Lúcia e Luxemburgo, onde um desmoronamento de encosta próximo a um hospital destruiu casas numa vila, engoliu uma rua e pôs em risco um edifício. (Págs. 1, 25, 27, 28 29)

Investimentos: Minas unida cobra verbas de Dilma

Empresários, governo e políticos reivindicarão à presidente liberação de recursos para obras essenciais no estado, como recuperação de rodovias e preservação do patrimônio histórico. (Págs. 1 e 17)

Transatlântico naufraga na Itália com 53 brasileiros

Embarcação transportava 4,2 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Três pessoas morreram e dezenas estão desparecidas. (Págs. 1 e 21)

Pasta de Bezerra fez 2 convênios para obra (Págs. 1 e 8)

Municípios: Recursos de emergência serão vigiados

Tribunais de contas da União e dos estados acompanharão de perto o repasse de verbas federais para cidades afetadas pela chuva, a fim de evitar desvio e erros. (Págs. 1, 3 e 4)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Pelo fim do desperdício

Por causa de vazamentos, 57% da água captada no Estado são jogados fora e Compesa promete investir R$ 320 milhões para trocar toda a tubulação do Recife, Olinda, Jaboatão e Cabo, até 2014. Canos velhos não resistem à pressão do Sistema Pirapama. (Págs. 1 e Cidades, 8)

Foto-legenda: Em obras – Canos ficam para trás enquanto o caminho é aberto para a nova tubulação, que deve acabar os problemas de distribuição de água

PT do Recife fechado com João da Costa

Em plenária do partido, prefeito foi aplaudido ao mandar quem duvida de sua candidatura “tirar o cavalinho da chuva”. (Págs. 1 e 10)

Navio de cruzeiro naufraga com 53 brasileiros na Itália

Acidente aconteceu no mar da Toscana. Três mortes foram confirmadas e cerca de 40 pessoas continuavam desaparecidas até ontem. Brasileiros foram resgatados. Comandante da embarcação está detido. (Págs. 1 e 22)

————————————————————————————

Veja

Manchete: Eike Xiaoping

“Enriquecer é glorioso”

Com essas palavras de ordem, Deng Xiaoping deu a largada para a China virar potência.

A nova leva de milionários brasileiros tem Eike Batista como ídolo, trabalha muito, compete honestamente, orgulha-se de gerar empregos e não se envergonha da riqueza. (Pág. 1)

Ambiente: A luta para salvar os gorilas da extinção. (Pág. 1)

Cracolândia: São Paulo agiu, mas a tragédia do crack é nacional. (Pág. 1)

————————————————————————————

Época

Manchete: O planeta Guido

A vida, as angústias e as ideias do ministro da Fazenda.

– Por que ele está há tanto tempo no governo

– A proximidade com Delfim Netto

– As rusgas com Palocci e Meirelles

– O facismo do pai, a militância na esquerda – e a relação com os filhos e as mulheres.

Entrevista: “Dilma não vai reduzir o número de ministérios”, diz Mantega a Época. (Pág. 1)

A coelholândia

O centenário domínio do clã do ministro Fernando Bezerra sobre Petrolina. (Pág. 1)

Adolescência

Trinta anos depois, as guinadas na vida de 20 alunos da mesma classe. (Pág. 1)

Psicologia

Por que acreditamos em esquisitices como tarô, ufologia ou horóscopo. (Pág. 1)

————————————————————————————

ISTOÉ

Manchete: As cirurgias espirituais de João de Deus

Quem é e como vive o médium que atrai pessoas do mundo inteiroao colecionar testemunhosde cura de câncer, dores crônicas e paralisia, entre outros males.

– Como é uma cirugia espiritual e por que as pessoas não sentem dor nem sofrem infecção

– Os depoimentos de quem foi curado por João de Deus

– As celebridades do Brasil e do Exterior que se renderam ao poder do místico de Goiás

– Como a ciência explica o fenômeno (Pág. 1)

Exclusivo: Câmara conclui investigação e complica o mensaleiro João Paulo (Pág. 1)

————————————————————————————

ISTOÉ Dinheiro

Manchete: A virada do PanAmericano

André Esteves e seus sócios do BTG Pactual contam em entrevista exclusiva como resgataram o antigo banco de Silvio Santos e o transformaram numa poderosa máquina de financiamento de imóveis e do consumo da classe média. (Pág. 1)

Gerdau: Herdeiro investe em hotéis. (Pág. 1)

Rabinovich: O senhor dos sapatos de luxo. (Pág. 1)

Eike Batista: Mais R$ 1 bilhão no caixa. (Pág. 1)

————————————————————————————

Carta Capital

Manchete: Crack, tormento nacional

O desastre da ação policial na Cracolândia paulistana expõe a chaga das metrópoles brasileiras. (Pág. 1)

Big Brother: Pedro Bial, por Nirlando Beirão. (Pág. 1)

Eleições EUA: Romney fortalece sua candidatura. (Pág. 1)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: RS busca nos EUA solução para seca

Missão gaúcha estuda modelo da Califórnia cujo sistema garante produção agrícola graças a armazenamento de água.

Foto-legenda: No cenário da estiagem

Tarso, entre os ministros Afonso Florence (E) e Mendes Ribeiro (D), visitou propriedade em Joia.

Mais três socorros para atingidos

Em Joia, governos anunciaram R$ 18,7 milhões extras, distribuição de trigo e milho e inclusão de gaúchos no Água para Todos. (Págs. 1, 4 a 9 e 11)

Ameaça: Por que o câncer está cada vez mais perto

Segunda causa de morte natural no país, doença parece muito próxima de cada brasileiro. (Pág. 1)

DNA já elucidou três crimes no Estado

Cruzamento de dados permitiu a solução de três casos de estupro. (Págs. 1, 28 e 29)

Como usar as férias para se qualificar

Currículos turbinados podem ser decisivos em processos seletivos. (Pág. 1)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.