dia_arvore1Na contramão de muitos municípios, onde a urbanização não esta alinhada a consciência ecológica, Cambé se destaca apresentado à comunidade um planejamento de arborização que visa contemplar toda a cidade. “Sempre que era detectado ou solicitado o plantio de muda de árvores, após uma análise técnica, a arborização era efetuada. Mas com a criação de um Plano Municipal de Arborização com a identificação de cada área promove não só o plantio, como a substituição de árvores comprometidas e o embelezamento do local”, contou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Godoi. Outra novidade salientada pelo Secretário é a ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, “além de possibilitarmos o plantio de árvores em Meio Ambiente promove ações em comemoração ao Dia da Árvore e Plantio da Primaverapraças, parques e demais espaços públicos, bem como a recuperação da mata ciliar nos fundos de vale da área urbana, essa ação conjunta permitirá um mapeamento das escolas que estão com déficit, ou sem nenhuma árvore e que necessitam de plantio e isso promove um ambiente escolar muito mais agradável e adequado a nossas crianças”.
Segundo informações da SAMA, o departamento já possui uma rotina de avaliação e autorização de poda e erradicação de espécies arbóreas através de protocolo próprio onde o munícipe pode solicitar a autorização para a realização deste serviço, mas com o Plano Municipal de Arborização, outras particularidades também serão possíveis.
Em setembro, a SAMA contou com diferentes datas comemorativas para impulsionar as ações da Secretaria em prol do meio ambiente: dia 16 de setembro a avenida Gabriel Freceiro de Miranda, do jardim Santo Amaro foi contemplada com o plantio de 40 mudas de árvores. Iniciativa que integrou as comemorações ao Dia da Árvore e ao início do plantio da primavera. No dia 18, foi no Jardim Vitória onde 25 mudas de árvores foram plantadas no quarteirão onde fica a Escola Municipal Consolación Montez Hernandes e contou com a colaboração dos alunos da instituição; no dia 20, foi o Jardim Água da Esperança, o local selecionado para receber 60 mudas de árvores, que foram plantadas por todo o bairro.
E dando continuidade aos plantios, em razão das comemorações voltadas a conscientização ecológica, no dia 23 de setembro, a rua Carajás, via que dá acesso a UPA, foi palco de uma importante Meio Ambiente promove ações em comemoração ao Dia da Árvore e Plantio da Primaveraintervenção da SAMA, em conjunto com a Emater e Colégio Estadual Olavo Bilac . Cerca de 60 representantes da Instituição de Ensino, entre alunos e professores, participaram do plantio. Coordenados pela Professora Maria Elizabete Barusso Belezi, os professores da Equipe Multidisciplinar: Maria Assunta Boni, Cristina Martins Duarte,Valéria Capelassi de Melo,Flávio Balestra e Sandra Néri Vidotto, encorajaram seus alunos, promovendo na ocasião uma interação entre teoria e prática, “utilizamos dessa oportunidade para promovermos a conscientização do meio ambiente entre os alunos desta equipe que trabalharam diferentes eixos, todos relacionados a sociedade, e a valorização da consciência ambiental”, disse a coordenadora.
Entre os alunos, estavam Beatriz Bernardino, de 16 anos e Bruno Rodrigo, de 18 anos. Bruno, que já direciona seus estudos para seguir a carreira de engenheiro mecânico falou sobre a experiência de participar do plantio de árvores em sua cidade. “Sujar as mãos de terra, ver como a rua fica mais bonita com as árvores, nos trás mais consciência, mais vontade de ajudar o meio ambiente. Não importa a sua profissão, o futuro que você vai seguir, toda a população deve tomar consciência com atitudes sustentáveis”.
Segundo informações de Leonildo Aparecido Julião, Diretor de Projetos e Ações Ambientais da SAMA, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro mais plantios serão realizados em Cambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.