Devemos estar cientes que o câncer é uma doença grave e que qualquer pessoa, inclusive as mais sadias, podem contrair a enfermidade.

Porém, também devemos lembrar que câncer não é sinônimo de morte e, com o tratamento correto, é possível curar-se.

Para tirar dúvidas vamos conhecer alguns mitos e verdade sobre o câncer!

Mitos e verdade sobre o câncer

1.      O câncer é contagioso

Este é, provavelmente, um dos maiores mitos envolvendo o câncer. Portanto, pode espalhar a notícia: o câncer NÃO é contagioso.

Nenhum tipo de câncer pode ser transmitido, inclusive os que são causados por vírus.

Entretanto, aos vírus do tipo oncogênicos, aqueles capazes de produzir o câncer, podem ser transmitidos por meio de transfusões de sangue, relações sexuais desprevenidas e compartilhamento de seringas contaminadas.

Ou seja, uma pessoa pode ser infectada com o vírus que pode produzir o câncer.

2.       Câncer é hereditário

Ao contrário do que muitos de nós pensamos, a carga genética não é o fator primordial para alguém desenvolver o câncer.

Devemos salientar que há casos raros em que a doença é hereditária, no entanto, na maioria deles, a enfermidade não é passada de geração em geração.

A explicação médica é que pessoas da mesma família expostas aos mesmos agentes podem ou não desenvolver a doença.

Portanto, mesmo sem casos na família, é preciso ficar atento para não ser pego de surpresa.

1.       Todo tumor é um câncer

Você já deve ter observado o caso de pessoas que tiveram ou, ainda tem, um tumor, mas depois de feita a biópsia foi constatado não ser câncer.

Isso se dá ao fato de nem todo tumor ser câncer, afinal, tumor é todo aumento de volume em determinada parte do corpo.

Existem dois tipos de tumores, os benignos e os malignos. Os tumores malignos, também conhecidos como neoplasia maligna, crescem de maneira desordenada e mais rapidamente. Eles também costumam invadir tecidos vizinhos e causar as conhecidas metástases.

Enquanto isso, a neoplasia benigna cresce organizadamente, de maneira gradual tem limites bem nítidos. Os mais conhecidos são o lipoma e o mioma.

2.      Qualquer pessoa pode ter câncer

Esta é a maior verdade que podemos falar para você, pois todos nós estamos sujeitos a ter câncer, afinal, a doença não tem caráter hereditário.

Porém, aquelas pessoas que fazem o check-up anual e têm acompanhamento médico conseguem perceber as mudanças no corpo de maneira mais clara.

Se detectado, vale lembrar que o câncer está entre as coberturas do plano de saúde e cobre vários tratamentos da doença, além dos exames.

Na rede pública também é obrigatório ter o tratamento, mas sabemos que nem sempre acontece com a mesma rapidez. Mesmo assim, se você não tem plano, exija seus direitos.

Agora que já conhece alguns mitos e verdades sobre o câncer, não se esqueça de marcar seu check-up para saber se está tudo bem com você e sua saúde.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.