Quem diria que a cor rosa seria tão vista e utilizada, seja por mulheres, homens, adolescentes, idosos, grandes marcas ou empresas?! Mas toda essa adesão pela cor e suas variações tem um motivo muito nobre: o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que visa destacar a importância da prevenção ao câncer de mama!

Em Cambé, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Cambé (NUMEC), que integra a Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic), tem organizado ações e fomentado a Campanha Outubro Rosa  de diversas formas ao longo dos anos!  E segundo a coordenadora do Núcleo Samara Godoi Bueno Sella, neste ano, a atividade selecionada pelas empresárias engajadas que formam o NUMEC,  é a conscientização de jovens! “ Conversando, percebemos que a Campanha já causa grande repercussão em algumas parcelas da sociedade por estar sempre em pauta, mas ficamos na dúvida quando nos questionamos se os jovens estão atentos a esta doença que acomete tanto jovens como adultos e, tanto mulheres como homens”, salienta Samara. Com isso, as integrantes do NUMEC organizaram conteúdos que estão sendo ministrados em escolas públicas da cidade, visando orientar os jovens sobre os perigos da doença.

E elas estão contando com um auxílio de um expert, pois o enfermeiro e especialista em Saúde da Mulher Renan José da Silva é o palestrante selecionado.

A primeira palestra organizada por esta força-tarefa foi feita na manhã desta quarta-feira (03) , no Colégio Helena Kolody. Com o auxílio das empresárias e integrantes do NUMEC Antônia Cleia Panício Castanho, Josiane Canônico Navas , Lívia Diniz Lopes Sola e Samara Godoi Bueno Sella, o especialista em Saúde da Mulher, Renan palestrou para mais de 300 pessoas, entre estudantes , funcionários e docentes da Instituição.

E por mais que sua plateia fosse composta por adolescentes e jovens, Renan procurou ser enfático e citou os índices assustadores sobre o Câncer de Mama. “ O Câncer de Mama é a doença que mais mata mulheres hoje em dia no Brasil e no mundo! De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são esperados 60 mil novos casos no Brasil só em 2018! E a região sul é onde mais se concentra casos dessa doença. Enquanto na região norte a estimativa é cerca de 1 mil novos casos, aqui, nos estados do Sul, são aguardados 11 mil novos casos até o final deste ano! ”, destacou o especialista. E para finalizar a conscientização, Renan falou ainda sobre a existência de casos de Câncer de Mama em homens. “ A incidência é bem menor em homens, mas é possível. Se o homem, de qualquer idade notar alguma alteração na mama o ideal é procurar um enfermeiro, um médico o quantos antes! ”.

Com estes e mais outros lembretes que são de grande valia para a saúde, é que o NUMEC vem trabalhando a Campanha Outubro Rosa no município! De acordo com a coordenadoria do NUMEC e com a diretoria de marketing da ACIC, mais duas Escolas receberão esta palestra. Confere a programação no final da matéria:

Dia 17/10/2018, às 8:30 hs, a Palestra “Prevenção ao Câncer de Mama” será no Colégio Atílio Codato. E contará com a organização das empresárias e integrantes do NUMEC:  Cleia, Silvia, Vanessa e Cátia.

Dia 25/10/2018, às 8:30 hs o conteúdo será ministrado  no Colégio Olavo Bilac . A organização será responsabilidade das empresárias e integrantes do NUMEC: Patricia,Gislaine,Luzia e Cacilda.

Para mais informações sobre estas palestras, ligue: 43-3251-6361

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.