cancer_prostataPassamos por outubro, época em que o diagnóstico precoce e prevenção ao Câncer de Mama é propagado, através da Campanha “Outubro Rosa”. Com a chegada de novembro, a atenção se volta para outro tipo de câncer , o câncer de próstata, que segundo o INCA- Instituto Nacional do Câncer, é o segundo que mais mata homens no Brasil.
O “Novembro Azul”, então, tenta obter a mesma atenção que outras campanhas para que uma das principais barreiras contra essa doença seja vencida:o preconceito. “O câncer de próstata pode ser diagnosticado previamente, caso os homens sejam conscientes. Todo homem a partir dos 45 anos tem de fazer anualmente o exame. Como a doença não gera sintomas, o exame é essencial”, afirma o Urologista da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, Farid Libos.
Para os urologistas, a Campanha “Novembro Azul” vem de encontro com uma realidade triste, a cada seis homens, um terá câncer de próstata, por isso a importância da informação em torno desse tema. Outra questão que merece divulgação são os perfis de homens que necessitam começar a fazer o exame preventivo mais cedo “ Todo homem que possui histórico de câncer de próstata na família, precisa fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos. Assim também é recomendado aos homens de pele negra”, afirma o Dr. Farid.
É necessário cuidar da saúde durante todo o ano, mas em novembro realmente é preciso que os olhos sejam voltados a prevenção do câncer de próstata, assim completa Rosália Gair, Diretora de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde de Cambé “ É de conhecimento de todos que o homem cuida menos da saúde, tanto que existe uma Campanha do Ministério voltada a saúde do homem. A campanha “Novembro Azul” que tem como principal intuito conscientizar o homem da importância do diagnóstico precoce, também esclarece que caso a doença seja descoberta no início, a cura é possível”. Ainda de acordo com Rosália, para mais informações é necessário procurar a UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as atividades alusivas ao dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.