A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Em busca de viver novos desafios profissionais ou até mesmo seguir o sonho de empreender, muitas pessoas têm buscado por alternativas que as permitam trabalhar de casa. Pode até ser mais prático não ter chefe nem as cobranças de um emprego comum, mas o home office requer muita disciplina e planejamento.

O principal pensamento para quem quer começar a trabalhar por conta própria é entender que é preciso assumir riscos e que todos os rendimentos dependem única e exclusivamente da pessoa que decide assumir essa responsabilidade.

Para fazer com que o seu projeto seja viável e dê certo, é preciso tomar alguns cuidados que vão te auxiliar na fluidez do trabalho e aumentar a sua produtividade.

Crie um ambiente propício para o trabalho

Trabalhar de casa requer uma grande disciplina e um dos primeiros pontos que devem ser definidos é o local de trabalho. Se você não dispuser de um cômodo para criar o seu escritório, destine um espaço da casa que seja apropriado para isso. Assim, sua mente já assimilará aquele ambiente como sendo de trabalho, e não a sua casa, o que ajuda – e muito – a manter o foco.

Além disso, invista em bons equipamentos para facilitar o seu dia a dia e profissionalizar o seu serviço. Computadores desktop, caixas de som para PC, um teclado de qualidade, gabinetes com alta capacidade de memória e um HD externo são alguns do produtos que auxiliarão muito os que trabalham com marketing digital ou edição de vídeo, por exemplo.

Faça um planejamento com planilhas de produtividade

O maior dos desafios para quem trabalha de casa é se manter livre das distrações. Quando não se tem um planejamento e nem anotado em papel quais as atividades que precisarão ser feitas no dia, a tentação de sentar no sofá para assistir TV ou ficar mexendo no celular se tornam irresistíveis.

Para te ajudar a não se perder em meio a tudo o que precisa ser feito e mandar para longe a vontade de procrastinar, faça semanalmente uma planilha com todas as atividades que precisam ser executadas durante aquele período.

Se possível, anote em um quadro ou numa agenda. Quando elas ficam expostas e fáceis de visualizar, fica muito mais difícil ignorá-las.

Como evitar as distrações? Desligue o celular, evite entrar em outros sites durante o seu expediente, silencie todos os seus dispositivos, evitando a vontade de assistir a vídeos e música – caso possam te atrapalhar e não façam parte do seu trabalho – e de ouvir as notificações que podem chegar até você.

Estabeleça um horário de trabalho e mantenha-o

Quando se está em casa, você começa a perceber o tanto de tarefas doméstica que também precisam ser feitas, o cachorro precisa passear, a mãe quer que você a leve em algum lugar, as crianças precisam de alguma coisa e com isso o trabalho começa a ficar em segundo plano. Esse é um dos maiores erros para quem trabalha em home office.

Estabeleça um horário de trabalho. Ele pode até ser mais flexível do que o horário comercial normal, mas precisa ser definido e mantido. Converse com a sua família para que eles entendam que, apesar de estar em casa, você está trabalhando e precisa estar concentrado no serviço. Todas as outras atividades deverão ser feitas depois (ou antes) do horário de trabalho.

Outro erro comum é deixar para fazer os serviços apenas de madrugada. Não que seja errado, mas é importante que no seu dia tenha períodos de descanso ideais para te ajudarem a se manter motivado e produtivo. O cansaço pode ser um grande vilão para os empresários.

Cuide das suas finanças

Quem é autônomo precisa entender que o dinheiro que entra pela empresa é diferente de salário. É comum que isso se confunda, porque muitas vezes o empresário usa sua conta pessoal para receber pelos serviços prestados ou produtos vendidos.

Porém, para se manter funcionando é preciso entender que o seu faturamento mensal pode ser inconstante. Por isso, o ideal é definir um salário, de acordo com o caixa dos últimos meses, e guardar uma parte para emergências e outra para investir na sua empresa e em conhecimento para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.