A delegação paranaense que participa dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos – na cidade de Belém, no Pará, conquistou ainda na sexta-feira (8) a primeira medalha de ouro. Foi com o ciclista Jorge Matheus Dickel, atleta do Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon. O campeão completou a prova contra relógio com o tempo de 36s836, deixando para trás 47 ciclistas. O atleta ainda disputa mais duas medalhas na prova por pontos e no circuito, neste sábado e domingo, no Portal da Amazônia, às margens do rio Guamá.

A abertura dos jogos capital paraense ocorreu na noite de quinta-feira (7), com apresentações artísticas da cultura local. A fauna e flora amazonenses e a fé na Virgem de Nazaré foram apresentados ao público que lotou o Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém.

Esta é a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude. Serão quase quatro mil jovens atletas de 1251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Os participantes representam 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã, entre atletas, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, observadores internacionais, voluntários, comitê organizador e comitê local, somando quase seis mil pessoas na maior competição esportiva escolar do país, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

MEDALHAS — Jorge Matheus Dickel chegou a Belém determinado a melhorar sua marca de 2012, quando participou da etapa nacional, em Cuiabá (MT), e ficou com a medalha de prata. “Desde criança eu apostava corrida com meus amigos e até acabei vendendo um vídeo game para comprar uma bike”, contou. “Acho que a troca deu certo, porque depois de três semanas de treino já conquistei minha primeira medalha. Então percebi que tinha potencial e resolvi me aprimorar. Em dois anos de treinamento já tenho 20 medalhas”, destacou o rapaz, que dedicou sua medalha aos pais Hilaide e Jorge Alberto, ao técnico, Renato Roesler, e ao diretor da Secretaria de Esporte de Marechal Cândido Rondon, Roberto Bratz.

Completaram o pódio Juan Fernandes (36s944), da Escola Estadual Monsenhor Magi (SP), e Breno Santos (37s134), do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira (SE). O segundo participante paranaense, Gabriel Amancio, do Colégio Estadual Marilis Pirotelli, ficou com a 16ª colocação.

No feminino as atletas paranaenses ficaram com a quarta e sexta colocação. Ana Cacetta, do Colégio Estadual Duque de Caxias fez o tempo de 45s303, e Talita Oliveira, do Colégio Regente Feijó, completou a prova em 45s928.

O atleta olímpico Luciano Pagliarini, embaixador dos Jogos Escolares da Juventude, assistiu a prova, para apoiar os jovens atletas. “Vejo vocês se preparando e lembro de todas as etapas que passei. Tenho certeza de que todos chegarão mais longe do que eu cheguei”, afirmou o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Os paranaenses também conquistaram medalhas nos tatames do ginásio da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Foram três medalhas de bronze no primeiro dia de competições: Viviane Laís Yukari Donomai, do Colégio Alfa Júnior, de Cascavel; Anny Caroline Avelino Ribeiro, do Colégio Novo Milênio, de Cornélio Procópio, e Marcos Vinicius da Silva, do Colégio Incomar, de Toledo.

Ao lado do ginásio da UEPA, as disputas na natação deram à delegação do Paraná mais cinco medalhas. Na prova dos 100m borboleta, Marcela Costa, do Colégio Dom Bosco, conquistou a prata com o tempo de 1’04″10; nos 800m livre Manuella Andrade, também do Colégio Dom Bosco, fez o tempo de 9’22″61, conquistando o bronze; Alberto Percegona, do Colégio Direto de Curitiba, marcou 16’43″97 na prova dos 1.500m livre, garantindo o bronze, e Fuad Melhem Júnior, do Colégio Positivo, foi prata na prova dos 50m livre com a marca de 23″44.

No revezamento 4x100m livre, as atletas Manuella Andrade (Colégio Dom Bosco), Ana Catarina Kondo (Colégio Dom Bosco), Ana Carolina Lucietto (Colégio Victorio e Ambrozino) e Bianca Ewald (Colégio Dom Bosco) ficaram com a medalha de bronze.

No atletismo apenas etapas classificatórias foram realizadas na sexta-feira.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

De acordo com a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon, um dos diferencias desta etapa, assim como aconteceu em Natal (categoria 12 a 14 anos), é a evolução das equipes coletivas, criando a expectativa de que o Estado fique entre os primeiros no quadro de medalha, conforme vem ocorrendo nos últimos anos.

“A participação desses 171 atletas nesta etapa nacional já é a coroação de um trabalho que vem sendo feito desde abril nas etapas regionais, depois macro e estaduais, encerrando um ciclo de consagração desses jovens”, enfatizou Márcia, que contou com a companhia de Luiz Antonio Costenaro, coordenador de esportes da Secretaria Especial do Esporte do Paraná, no primeiro dia de competições.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.