A delegação paranaense que participa dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos – na cidade de Belém, no Pará, conquistou ainda na sexta-feira (8) a primeira medalha de ouro. Foi com o ciclista Jorge Matheus Dickel, atleta do Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon. O campeão completou a prova contra relógio com o tempo de 36s836, deixando para trás 47 ciclistas. O atleta ainda disputa mais duas medalhas na prova por pontos e no circuito, neste sábado e domingo, no Portal da Amazônia, às margens do rio Guamá.

A abertura dos jogos capital paraense ocorreu na noite de quinta-feira (7), com apresentações artísticas da cultura local. A fauna e flora amazonenses e a fé na Virgem de Nazaré foram apresentados ao público que lotou o Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém.

Esta é a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude. Serão quase quatro mil jovens atletas de 1251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Os participantes representam 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã, entre atletas, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, observadores internacionais, voluntários, comitê organizador e comitê local, somando quase seis mil pessoas na maior competição esportiva escolar do país, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

MEDALHAS — Jorge Matheus Dickel chegou a Belém determinado a melhorar sua marca de 2012, quando participou da etapa nacional, em Cuiabá (MT), e ficou com a medalha de prata. “Desde criança eu apostava corrida com meus amigos e até acabei vendendo um vídeo game para comprar uma bike”, contou. “Acho que a troca deu certo, porque depois de três semanas de treino já conquistei minha primeira medalha. Então percebi que tinha potencial e resolvi me aprimorar. Em dois anos de treinamento já tenho 20 medalhas”, destacou o rapaz, que dedicou sua medalha aos pais Hilaide e Jorge Alberto, ao técnico, Renato Roesler, e ao diretor da Secretaria de Esporte de Marechal Cândido Rondon, Roberto Bratz.

Completaram o pódio Juan Fernandes (36s944), da Escola Estadual Monsenhor Magi (SP), e Breno Santos (37s134), do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira (SE). O segundo participante paranaense, Gabriel Amancio, do Colégio Estadual Marilis Pirotelli, ficou com a 16ª colocação.

No feminino as atletas paranaenses ficaram com a quarta e sexta colocação. Ana Cacetta, do Colégio Estadual Duque de Caxias fez o tempo de 45s303, e Talita Oliveira, do Colégio Regente Feijó, completou a prova em 45s928.

O atleta olímpico Luciano Pagliarini, embaixador dos Jogos Escolares da Juventude, assistiu a prova, para apoiar os jovens atletas. “Vejo vocês se preparando e lembro de todas as etapas que passei. Tenho certeza de que todos chegarão mais longe do que eu cheguei”, afirmou o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Os paranaenses também conquistaram medalhas nos tatames do ginásio da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Foram três medalhas de bronze no primeiro dia de competições: Viviane Laís Yukari Donomai, do Colégio Alfa Júnior, de Cascavel; Anny Caroline Avelino Ribeiro, do Colégio Novo Milênio, de Cornélio Procópio, e Marcos Vinicius da Silva, do Colégio Incomar, de Toledo.

Ao lado do ginásio da UEPA, as disputas na natação deram à delegação do Paraná mais cinco medalhas. Na prova dos 100m borboleta, Marcela Costa, do Colégio Dom Bosco, conquistou a prata com o tempo de 1’04″10; nos 800m livre Manuella Andrade, também do Colégio Dom Bosco, fez o tempo de 9’22″61, conquistando o bronze; Alberto Percegona, do Colégio Direto de Curitiba, marcou 16’43″97 na prova dos 1.500m livre, garantindo o bronze, e Fuad Melhem Júnior, do Colégio Positivo, foi prata na prova dos 50m livre com a marca de 23″44.

No revezamento 4x100m livre, as atletas Manuella Andrade (Colégio Dom Bosco), Ana Catarina Kondo (Colégio Dom Bosco), Ana Carolina Lucietto (Colégio Victorio e Ambrozino) e Bianca Ewald (Colégio Dom Bosco) ficaram com a medalha de bronze.

No atletismo apenas etapas classificatórias foram realizadas na sexta-feira.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

De acordo com a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon, um dos diferencias desta etapa, assim como aconteceu em Natal (categoria 12 a 14 anos), é a evolução das equipes coletivas, criando a expectativa de que o Estado fique entre os primeiros no quadro de medalha, conforme vem ocorrendo nos últimos anos.

“A participação desses 171 atletas nesta etapa nacional já é a coroação de um trabalho que vem sendo feito desde abril nas etapas regionais, depois macro e estaduais, encerrando um ciclo de consagração desses jovens”, enfatizou Márcia, que contou com a companhia de Luiz Antonio Costenaro, coordenador de esportes da Secretaria Especial do Esporte do Paraná, no primeiro dia de competições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.