Na semana do dia 23 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, várias ações serão realizadas pela APACN, para orientar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontaram em 2009, que cerca de 9.386 novos casos de câncer em crianças e adolescentes, poderiam surgir para o biênio 2010/2011.

Em percentual significa 2,5% dos novos casos de câncer no Brasil (INCA, 2009), o que pode parecer pouco, porém, em se tratando de doença desta faixa etária, é a primeira maior causa de morte em crianças e adolescentes.

E ainda, conforme dados do Ministério da Saúde (MS) atualmente mortes em decorrência de neoplasias se destacam no cenário nacional.

Diante desse panorama é que a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) realiza pelo 7º consecutivo uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (data oficial 23 de novembro), com ações como missa, palestras, jantar, carreata e concentração_ de 22 a 26 de novembro, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, reconhecendo os primeiros sinais e sintomas que, de acordo com médicos oncologistas pediátricos podem ser: perda de peso, dores nos ossos e juntas, febre prolongada, caroço em qualquer parte do corpo, palidez inexplicada, crescimento do olho, manchas roxas e sangramentos pelo corpo sem machucados ou vômitos acompanhados de dores de cabeça.

Essas ações que visam orientar aos paranaenses reforça o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, desenvolvido pela APACN em parceria com a Secretaria de Saúde de Campo Largo, sob a coordenação nacional do Instituto Ronald McDonald (IRM), iniciado em setembro deste ano. Este programa prepara profissionais da saúde da família, para identificação dos sinais e sintomas da doença, seguido de encaminhamento ágil aos serviços de referência.

De acordo com a Dra. Mara Pianovski, Médica Cancerologista Pediátrica; Coordenadora Científica do Projeto de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, é importante que a população seja orientada sobre a necessidade em se diagnosticar precocemente. “É em casa que surgem as primeiras percepções de que algo não está bem com a criança ou adolescente, para depois dirigir-se ao profissional da saúde”, relata Dra. Mara. Complementa ainda que um diagnóstico precoce pode significar 70% de chance de cura.

Desde a primeira edição do DNCCI a APACN já concentrou cerca de 10.000 pessoas em todos os eventos realizados até o ano de 2010. “A cada ano impactamos mais e mais pessoas. Queremos uma população cada vez mais esclarecida sobre o assunto”, ressalta Antônio Carlos dos Santos Lima, presidente da APACN.

A APACN é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, fundada em 1983 para prestar apoio completo e gratuito a crianças e adolescentes com câncer, que vem de vários cantos do país para tratar a doença nos hospitais referência da capital, por meio de suas unidades: Casa de Apoio onde os pacientes e suas famílias ficam hospedados; do Ambulatório Menino Jesus de Praga onde ocorrem os atendimentos e do Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças (CEGEMPAC) onde são desenvolvidas pesquisas na área. Saiba mais acessando: www.apacn.org.br

Serviço:

Programação DNCCI – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

MISSA – 22/11 – 15h – Pe. José Aparecido – Auditório Casa de Apoio APACN

Rua Oscar Schrappe Sênior, 250 – Tarumã Curitiba PR

Entrada franca

CICLO DE PALESTRAS – 23/11 – 19h30 – Auditório do Ministério Público do Estado do Paraná

Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico Curitiba PR

Palestrantes:

Adriane Werner – Jornalista / Tema: Etiqueta Corporativa

Dra. Mara Pianovski – Médica Oncologista Pediátrica / Tema: Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Entrada franca

JANTAR BENEFICENTE – 24/11 – 20h30 – Clube Curitibano – Curitiba PR

Presença confirmada da atriz ISIS VALVERDE

Atrações e Surpresas: Banda The Champ | Sorteio de joia da Viccenza | Sorteio de presentes especiais.

Convite individual: R$ 60,00

Aquisição de convite: (41) 3024 7475 – Eventos

CARREATA e CONCENTRAÇÃO – 26/11 – saída: 9h30 – Pátio da Casa de Apoio APACN na Rua Oscar Schrappe Sênior, 250 – Tarumã | chegada e concentração: 10h30 – Parque Barigui (Distribuição de cartilhas; Venda de bonés e camisetas; Orientações com profissionais da Secretaria de Saúde de Curitiba; Coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea – Equipe LACEN).

Participação especial: Moto Clube Bodes do Asfalto (MCBDA) – Facção Curitiba.

Participação livre.

ITINERÁRIO DA CARREATA

Saída da Rua Oscar Schrappe Senior / Rua Araguaia / Rua Profª Antonia Regginato Vianna / Rua Marechal José Agostinho dos Santos / Av. Victor Ferreira do Amaral / Rua XV de Novembro / Rua João Negrão / Rua Marechal Deodoro da Fonseca / Rua Marechal Floriano Peixoto / Rua Cândido Lopes / Rua Ébano Pereira / Av. Luiz Xavier / Rua Ernelino de Leão / Rua Carlos de Carvalho / Rua Capitão Souza Franco / Rua Padre Agostinho / Rua Gal. Mario Tourinho / Chegada no Parque Barigui.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.