O governador Orlando Pessuti reinaugurou o Palácio Iguaçu à meia-noite deste domingo (19), exatamente na mesma data em que o prédio foi inaugurado pela primeira vez, em 1954, em comemoração a Emancipação Política do Paraná. O Palácio Iguaçu estava fechado desde 2007 e nunca havia passado por uma reforma desde sua construção.

A festa de reinauguração teve início às 17 horas, na Praça Nossa Senhora da Salete, que fica em frente ao Palácio, com a celebração de missa e shows das duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó e Willian e Renan, tendo como ponto alto da noite a retirada da faixa que cobria a fachada e grande queima de fogos. A cerimônia contou ainda com um coquetel para três mil convidados que puderam observar as obras realizadas nos primeiros e segundo andares.

A pedido do governador Pessuti, o bispo dom Moacyr Vitti abençoou o prédio. O secretário estadual de obras, Júlio Araújo Filho, foi elogiado pelo governador por conseguir terminar a obra dentro do prazo previsto. Também agradeceu aos deputados estaduais e federais pelo apoio recebido para que a reforma se concretizasse.

“O prédio estava se acabando e não podíamos deixar isso continuar. Foram adotados três turnos para que conseguíssemos inaugurá-lo nesta data e entregar a sede do Executivo, que representa a pujança do Estado do Paraná. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos entregar um prédio novinho em folha para o futuro governador e conseguimos, mesmo que em nove meses, provar que é possível mudar a realidade através de um outro estilo de governar e construir um futuro melhor”, disse.

Na tarde deste domingo (19), o Palácio fica aberto para visitação pública e na segunda-feira (20), ele será novamente fechado para a conclusão de alguns detalhes que faltaram no acabamento, como o término do heliponto para descida de helicópteros. Logo em seguida, devem ser trazidas as obras de arte que pertenciam ao prédio.

RESGATE DO PROJETO ORIGINAL – A reforma do prédio recuperou o projeto original do arquiteto David Xavier de Azambuja. Os vidros transparentes da fachada foram substituídos por vidros verdes, o que na época não foi feito por falta de recursos, já que os vidros teriam que ser importados.

Foram gastos R$ 31 milhões para cerca de 14 mil metros quadrados de obras. As infiltrações que ocorriam em todo edifício foram corrigidas e todas as instalações elétricas, hidráulicas e o piso de mármore, refeitos. A fachada foi toda reestruturada e o painel de entrada, desenhado por Poty Lazzarotto, também foi restaurado.

A comemoração de reinauguração do Palácio Iguaçu foi patrocinada pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e recebeu o apoio da Vinícola Intervin, F9 Identidade Visual, Construtora e Incorporadora Squadro, Era Consultoria Ambiental e Buffet Marzia Lorenzetti.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.