Imagem de Irina L por Pixabay

Muitas pessoas praticam Pilates por diversas razões: melhorar a flexibilidade, aliviar tensões, prevenir lesões, dentre diversos outros motivos.

O método criado por Joseph Pilates não é uma série de exercícios prontos. O instrutor observa o aluno e mediante suas necessidades, estabelece uma série de exercícios visando os objetivos.

Mas você sabe por que Pilates é a melhor opção de exercício para qualquer idade? Vamos ver os principais motivos, com seus benefícios e indicações.

Benefícios Do Pilates

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Correção da postura;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a respiração;
  • Promove o relaxamento;
  • Promove o bem-estar;
  • Melhora a autoestima;
  • Elimina toxinas;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Equilibra as funções do corpo.

Agora que você já sabe todos os benefícios que o Pilates proporciona, vamos nos aprofundar nas indicações.

1 – Pilates Para Gestantes

O método Pilates é uma excelente escolha para a gestante manter-se ativa nesse período da vida. Pilates proporcionará melhor consciência corporal, oxigenação, trabalhará a musculatura do assoalho pélvico, o que aumenta as chances de um parto saudável.

Além disso, há exercícios específicos para a gestante para fortalecimento das costas, justamente para aliviar possíveis dores nessa região, algo tão comum durante a gravidez.

É importante citar também que o Pilates auxilia a melhorar a qualidade do sono da gestante, promovendo relaxamento e bem-estar.

Em alguns centros de Pilates, há aulas específicas para gestantes, o que estimula o convívio em grupo de diversas gestantes. Isso aumenta a sociabilização e a troca de experiências entre as gestantes.

Não há como garantir que a prática de Pilates fará a gestante ter um parto natural e seguro, mas as chances aumentam, se comparado com uma gestante sedentária.

Certamente os benefícios de Pilates para as gestantes se resumem em maior bem-estar e diminuição das dores nesse momento tão importante da vida.

2 – Pilates Para Idosos

Idosos têm grandes benefícios com a prática de Pilates. Os exercícios de alongamento e fortalecimento auxiliam no alívio de dores na coluna e na postura.

Muitos idosos procuram Pilates por terem dores osteoarticulares e doenças crônicas, impactando na sua qualidade de vida.

A prática frequente de Pilates oferece exercícios simples de serem executados, que podem trazer grandes benefícios em problemas osteoarticulares, como artrite ou artrose.

Além disso, a sociabilização promovida pela prática de Pilates (uma vez que o praticante irá entrar em contato com o instrutor e outros alunos) também auxilia na melhora de quadros depressivos, em associação ao bem-estar promovido pela prática.

3 – Pilates Para Crianças

Para as crianças, Pilates auxilia com aumento da consciência corporal, além de ser uma atividade lúdica.

Os exercícios designados especialmente para os pequenos melhoram a postura, melhorando a flexibilidade, uma vez que as crianças de hoje costumam passar muito tempo sentadas, ou em frente à televisão e computadores, reduzindo o sedentarismo.

Além da diversão, Pilates é uma ótima alternativa para a criança se divertir, exercitando seu corpo. Também melhora a qualidade do sono e reduz a ansiedade, bem como ajuda no aumento da concentração.

4 – Pilates Para Praticantes De Outras Atividades Físicas

Corredores, ciclistas e até triatletas podem ter grandes benefícios na prática de Pilates. Para aqueles que acham que são exercícios simples e que não são indicados para quem já faz outras atividades físicas de maior impacto, não podiam estar mais errados.

O Pilates ajuda a prevenir lesões, pois fortalece a musculatura e aumenta a propriocepção e o equilíbrio, sendo fundamentais para praticantes de corrida e ciclismo.

Existem exercícios específicos para fortalecimento da musculatura do abdômen (CORE), o que permite que haja redução de dores nas costas, além da melhora da postura e redução de lesões.

O Pilates também promove boa coordenação e melhora do controle respiratório, o que pode promover melhora da performance esportiva em outras atividades.

5 – Pilates Pra Quem Tem Problemas Na Coluna

Hérnia de disco, hiperlordose, lombalgia, escoliose, dentre outras várias patologias na coluna têm como parte do tratamento o fortalecimento da musculatura da região, sob baixo impacto.

Pilates é fundamental para o alívio de dor em pacientes com algum desses problemas na coluna e seus benefícios são inegáveis.

Portanto, é possível observar que não há contraindicações para a prática de Pilates, trazendo benefícios a todos que desejam iniciar na prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.