A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

O curso de pós-graduação em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos e aerolevantamento com RPA (drones) do geógrafo Pedro Guglielmi Junior está com inscrições abertas. O curso será ministrado na Unifil, com previsão de início para setembro.

Georreferenciar é situar um imóvel ou área no globo terrestre, ou seja, estabelecer um endereço para a propriedade na Terra, definindo forma, dimensão e localização por meio de levantamentos topográficos.

O georreferenciamento de imóveis rurais é exigido pela Lei 10.276/01, que padroniza sua execução de acordo com a Norma Técnica, a qual impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações em planta e memorial descritivo. O trabalho deve ser executado por profissional habilitado, com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) – contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, com a precisão posicional de até 50 cm (dependendo do tipo de vértice) sendo atingida na determinação de cada um deles.

Desde 20 de novembro de 2016, o georreferenciamento é obrigatório para propriedade, sendo hoje obrigatório para propriedades com áreas a partir de 100 hectares e será obrigatório a partir de 20 de novembro de 2023 para propriedades a partir de 25 hectares e a partir de 20 de novembro de 2025 para todos os imóveis rurais.

 “Antigamente, a topografia era feita de forma clássica, com auxílio de cordas, um processo bem arcaico. Depois, utilizou-se o teodolito e, em seguida, os receptores GPS”, explica o geógrafo Pedro Guglielmi Junior. A utilização de drones é a ferramenta tecnológica mais moderna para a execução do georreferenciamento em imóveis urbanos e rurais. “Esse método é autorizado pelo Incra. A aeronave remotamente pilotada faz o levantamento por meio da coleta de imagens sequenciais com a ajuda de pontos de controle colocados no solo e através do receptor GPS/GNSS. Com isso, é possível mapear áreas de difícil acesso como rios e matas, locais que, muitas vezes, devido à cobertura vegetal, os satélites apresentam dificuldade em rastrear. O curso tem o objetivo de qualificar e atualizar o profissional da área, a fim de que ele possa utilizar tanto o receptor GPS/GNSS de precisão quanto o RPA”, completa o geógrafo.

 

Sobre o curso e o professor

 

Guglielmi Junior é especialista em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, especialista em vants/drones, mestre em Geografia e Doutorando em Geografia. O curso de pós-graduação tem foco na prática do campo, processamento de dados e montagem de processos e abordará a utilização de softwares licenciados; Agisoft MetaShape (processamento de fotos aéreas); Drone DJI Phantom 4 PRO (cadastro no SISANT) e receptores GPS/GNSS de precisão.

 As aulas serão ministradas às sextas-feiras no período noturno e aos sábados durante todo o dia, a cada 21 dias. A carga horária presencial é de 225 horas e a não presencial de 135 horas. Para mais informações, envie um email para matriculas@unifil.br ou ligue para (43) 3375-7691.

+6

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.