Prefeitura de Cambé faz a ampliação do número de túmulos no Cemitério Municipal

0

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Obras e da Companhia de Desenvolvimento, está fazendo a ampliação no número de túmulos do Cemitério Municipal Padre Symphoriano Kopf. Segundo informações da Secretaria de Obras, na primeira etapa – entre 2020 e 2021 – foram entregues 100 túmulos. Nesta segunda fase, vão ser construídos 156 túmulos, dos quais 85 já estão finalizados. Ainda de acordo com a pasta, o terreno já está sendo preparado para a construção de mais 170 túmulos ainda neste ano, fechando a terceira etapa da obra.

Manoel Cícero dos Santos, secretário de Obras, esclarece que a ampliação está acontecendo por conta da necessidade de mais túmulos. “Já aconteceu de estarmos exumando um corpo enquanto outros três já estavam esperando por um jazigo. A solução foi ampliar o espaço do cemitério e construir novos túmulos”, explica. De acordo com ele, essa ampliação já vinha sendo feita em 2020 e neste ano foi intensificada.

O secretário pontua que esses túmulos só podem ser adquiridos pela população quando há a necessidade de sepultar uma pessoa. Não é possível comprar um túmulo para reserva de espaço. “Nós não vendemos para quem quer apenas ter, o intuito é vender para as famílias que perderam um ente e não têm um jazigo para enterrar”. Segundo ele, o valor do túmulo é de R$5720,56 e pode ser parcelado em até seis vezes

De acordo com o secretário de Obras, para quem não pode desembolsar esse valor, também foram construídos 120 nichos, que são alugados por cinco anos e custam R$336,54 em cota única. “Se ao final desse tempo a família optar pelo túmulo, nós fazemos essa transferência, caso contrário esse contrato de aluguel dos nichos pode ser renovado”, frisa dos Santos.

Ainda de acordo com o secretário, para as famílias que não têm condições de arcar com o valor dos túmulos ou dos nichos, a Prefeitura de Cambé cede os jazigos temporários. “Os corpos podem ficar até três anos nesses túmulos e, se a família adquirir um durante este período, o corpo é transferido. No contrário, o cadáver é exumado e transferido para o ossário municipal”, pontua.

Outras revitalizações
Manoel Cícero dos Santos também salienta que o cemitério municipal vai receber nos próximos meses 11 superpostes, equipados com luzes de LED e câmeras de segurança. “A ideia é iluminar mais o cemitério e evitar vandalismos ou furtos no local, como o de objetos que ficam agregados aos túmulos”, explica. Segundo ele, toda a parte hidráulica do cemitério também está sendo renovada.

Via: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.