Prefeitura notifica Rumo para instalação de cancelas nas passagens de trem

0
Foto: Gisele Cabrera/Prefeitura de Londrina

A Prefeitura Municipal de Cambé enviou uma notificação extrajudicial à empresa Rumo Logística, responsável pelo transporte ferroviário na região, para que ela providencie cancelas nas passagens de trem espalhadas pela cidade. A linha férrea que cruza o município está sob concessão e responsabilidade da empresa. Através do aviso, a Prefeituras exige que a concessionária também desenvolva projetos e obras para garantir a segurança da população no entorno e nos cruzamentos da linha férrea.

Na extensão do município, existem 10 transposições em nível da linha e uma trincheira. De acordo com a notificação, esses cruzamentos representam para pedestres e para motoristas. Em 2009, uma menina de 11 anos e outra de 12 anos morreram ao tentar cruzar a linha do trem ao sair da escola. E em 2021, um idoso morreu atravessando a linha férrea.

“A morte das meninas e do idoso mostra como é arriscado termos essas passagens sem nenhum dispositivo de segurança alertando que há um trem vindo. Nós vamos trabalhar para que a empresa promova todas as medidas necessárias para conter o perigo que ela causa, e se ela não fizer vou pedir ajuda na justiça para que o Poder Judiciário determine que a Rumo faça as cancelas”, garante o prefeito Conrado Scheller.

Segundo o Artigo 50 da Lei do Transporte Ferroviário, a operadora ferroviária é responsável pelos dispositivos de segurança ao longo das suas faixas de domínio. Por isso, o município solicita que a concessionária da linha diminua os riscos causados por ela por meio de cancelas nas dez transposições de trens do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.