O INSS – Instituto Nacional de Seguro Social convoca todos aposentados e pensionistas que não renovaram a senha / Fé de vida para realizarem o procedimento até o dia 31 de dezembro deste ano. O beneficiário que não renovar a senha no prazo estabelecido pode ter seu pagamento interrompido. O objetivo é garantir mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando pagamento de benefícios indevidos e fraudes.

Para a renovação, basta o beneficiário ir à agência do seu banco pagador portando um documento de identicação com foto e renovar sua senha. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social. Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

A renovação de senha / Fé de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.
Quem já compareceu a agência bancária desde que o cadastramento começou, em maio de 2012, não precisa realizar outra prova de vida. Os bancos estão informando os beneficiários sobre o cadastramento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes. De acordo com o INSS, até outubro 1,3 milhões de beneficiários não tinham realizado a renovação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.