O Programa de Iluminação Pública desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Cambé já substituiu cerca de 3.200 lâmpadas de um total de mais de 4.000 que estão previstas para serem trocadas. Segundo o secretário José Ruiz Rodrigues, são retiradas as lâmpadas de mercúrio de 70 watts e colocadas as de vapor de sódio de 150 watts ou de 250 watts, dependendo do ponto onde estão fincados os postes. Em alguns desses pontos, esclarece o secretário, são colocadas lâmpadas de vapor de sódio de 400 watts.
A substituição das lâmpadas é feita paralelamente à troca de luminárias de um metro por outras de dois ou três metros, com a extensão dependendo também do local. As obras, informa José Ruiz Rodrigues, são estendidas também para as vielas, que já receberam 60 postes completos com lâmpadas e luminárias. Foram contempladas vielas do Jardim Tupi, Jardim Santo Amaro, Jardim do Café, Conjunto Cambé 2, Jardim Casagrande, Jardim Tarobá, Jardim Ana Elisa 2 e Jardim Rian.
Alguns trechos de rua que não dispunham de iluminação também receberam a melhoria. O secretário menciona entre eles parte das ruas Londrina (próximo ao CAIC), Antonina (próximo Unidade de Saúde 24 Horas), Pedro Lovato, Avenida Patrocínio Brandão Machado e Avenida Caetano Campi. As obras de iluminação atingem também as estrada rurais, com destaque para a do Bratislava, no trecho entre a BR-369 até a entrada do distrito. As obras deverão ser executadas no início de junho.
Praças e espaços públicos centrais, por outro lado, passam por obras de troca de fiação e de postes. São os casos da Praça Santo Antonio, do Calçadão da Avenida Brasil e do Centro de Eventos. Em alguns dos locais as substituições já foram iniciadas. A previsão do secretário de Obras é de entrega das melhorias nesses pontos em 30 dias.
Os serviços são executados por empresas vencedoras de licitações. A Eletrofio, de Maringá, opera nas ruas do município. Nas vielas a execução é feita pela Tornearia Paranavaí. O Programa de Iluminação Pública tem investimento de cerca de R$ 1,7 milhão, com recursos da Cosip – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.