imagesSegundo dermatologista credenciado da Paraná Clínicas, proteção deve ser frequente e até em dias nublados

As altas temperaturas do verão são convidativas para um banho de piscina e mar. Contudo, essa exposição excessiva ao sol oferece riscos à saúde, fazendo do protetor solar um item indispensável para garantir a proteção contra a radiação ultravioleta. Segundo a dermatologista credenciada da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Patricia Chiminacio, o uso do produto é importante para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

“O protetor solar não funciona apenas como uma barreira física, mas, principalmente, como um componente químico que necessita ser absorvido pela pele, para atuar a nível celular e, por isso, demanda tempo para agir”, afirma a especialista, que indica a aplicação do produto, no mínimo, 30 minutos antes da exposição da pele ao sol.

Para curtir o verão de forma segura, o protetor solar deve ser intercalado com outras formas de proteção como, por exemplo, o uso de guarda-sol, chapéu com aba circular, para proteger todo o pescoço, e óculos escuros.

Além disso, para prevenir a pele de doenças como câncer, manchas e envelhecimento precoce, promovidas pela radiação, é indicado que seja evitado o período de maior intensidade do sol, que acontece entre 10h e 15h. Para uma proteção constante, o protetor solar precisa ser reaplicado de duas em duas horas, principalmente nos banhistas.

Proteção como rotina

Engana-se quem acredita que só é necessário o uso do protetor solar nos dias ensolarados, pois, de acordo com Patrícia, a radiação solar é composta por três componentes: os raios infravermelhos, a luz visível e os raios ultravioletas. “Nos dias nublados o que diminui é a luz visível, mas os outros raios estão presentes, pois atravessam as nuvens. Não os vemos, mas estão constantemente atingindo a nossa pele”, alerta.

Mas sempre surgem dúvidas na hora de comprar um protetor solar com o FPS (Fator de Proteção Solar) ideal para cada pessoa. Produtos com a numeração a partir de 30 já oferecem proteção adequada, mas para aqueles que possuem sensibilidade ao sol, tendência de desenvolver manchas ou fotodermatoses – doenças que são desencadeadas pela luz – e histórico familiar de câncer de pele, o FPS indicado é o 60.

Patrícia lembra que há outro fator que deve ser levado em consideração: a sigla PPD, que indica que há proteção também contra o ultravioleta A. “O FPS se refere apenas à proteção contra o ultravioleta B, que é o principal responsável pelo câncer da pele. O PPD refere-se à proteção contra o ultravioleta A, que é o principal responsável pelas manchas e o envelhecimento da pele causado pela exposição solar prolongada”. A especialista indica, ainda, que O PPD deve ser de, no mínimo, 1/3 do FPS, ou seja, para um FPS de 30, o PPD deve ser de pelo menos 10.

Sobre a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais

Há 40 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui cinco Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de outros dois nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

O CIM – Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já o CIM – CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ginecologia e pediatria. Outra inovação da Paraná Clínicas é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos. Mais informações emwww.paranaclinicas.com.br.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.