A Economia Compartilhada é uma das grandes pautas da atualidade. O carsharing em algumas cidades do Brasil, por exemplo, é uma das características dessa economia. O mesmo vale para artistas que recorrem ao Crowdfunding para divulgar uma obra ou promover um evento.

No universo dos negócios e do empreendedorismo, um dos grandes reflexos da Economia Compartilhada é a utilização do Coworking, ou se preferir, do compartilhamento do espaço de trabalho.

Os espaços de Coworking, de uma forma geral, são ambientes onde mais de uma empresa e também profissionais freelancers podem ocupar para exercerem as suas respectivas atividades.

Em uma época como a atual, em que a modalidade de Home Office já é uma realidade para vários profissionais, um espaço de Coworking, por exemplo, é uma alternativa interessante e capaz de beneficiar a produtividade.

Pense que entre trabalhar em casa, perto de várias distrações, e levar o seu notebook para um espaço de coworking, a segunda opção tem tudo para tornar o seu trabalho mais produtivo e com mais qualidade.

O que o coworking pode fazer pelo seu negócio

Uma empresa apenas vai conseguir engajar a sua marca e se destacar dos concorrentes, caso conte com uma boa presença online. É por isso que ter um site e um registro de domínio é importante para o seu negócio ter credibilidade e a divulgação necessária.

Lembrando que se deseja registrar o seu: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

Mas e quanto à questão da produtividade? Sabemos que hoje em dia o Home Office aparece como uma opção para não deixar o colaborador restrito apenas entre as paredes de um escritório fechado.

Por meio do Home Office, também chamado de trabalho remoto, o espaço físico de uma empresa muitas vezes deixa de ser a sede da empresa e se torna o apartamento do colaborador. Além disso, ferramentas como o Trello e Asana permitem esse trabalho à distância.

Porém, é preciso levar em questão uma possibilidade: E se o seu empreendimento for uma startup dando os primeiros sinais de vida, será que não é mais relevante ter à disposição um espaço adequado para fechar negócios e consolidar parcerias?

Em tal situação é mais atraente atender os clientes e possíveis sócios em um ambiente mais profissional. É aí que um espaço de coworking surge como uma alternativa capaz de influenciar positivamente o seu negócio.

Além disso, existem vários outros benefícios que o coworking pode promover para o seu empreendimento. Confira alguns deles abaixo.

Mais visibilidade para a marca

O coworking é bom para startups, para pequenos negócios e também ajuda na consolidação e no crescimento da marca de uma empresa.

Isso pode ser obtido devido aos contatos realizados com outras empresas e profissionais que ocupam esse tipo de espaço.

Além disso, por mais que a tecnologia promova inúmeras formas de trabalho remoto, ainda sim é muito positivo ter um ambiente físico para atuar e se conectar com outras empresas e profissionais.

Boa relação entre custo e benefício

Só de pensar no aluguel de um escritório ou na aquisição de uma sede própria para o trabalho, alguns empreendedores desanimam na hora de investirem em um determinado negócio.

Saber que os gastos com luz, internet, água e manutenção será um peso a mais travando o avanço do empreendimento já preocupa a maioria dos executivos.

Contudo, ao investir em um coworking, é nítido o alívio nas despesas ao poupar com questões básicas. Em um espaço de coworking é cobrada apenas uma mensalidade para você ter a estrutura ideal para trabalhar sozinho ou com a sua equipe.

Além disso, muitas empresas de coworking são flexíveis para estabelecer diferentes tipos de planos de pagamento.

Trabalho mais descontraído

Enquanto um escritório tradicional pode ser um ambiente de trabalho estressante e sisudo, um coworking conta com uma característica mais leve. Não há normas rígidas de horário, ao mesmo tempo em que não há o excesso de distrações que o ambiente caseiro possui.

Esse aspecto menos rígido pode contribuir muito mais para o empenho, a criatividade e a produtividade do colaborador.

Mais perto das novas tendências mercadológicas

O convívio com profissionais de outras áreas, que muitas vezes o coworking proporciona, permite também que você fique a par das grandes inovações do mercado.

Em uma época em que a tecnologia evolui e praticamente apresenta novidades a cada segundo, um ambiente compartilhado é essencial para quem quer interagir e ainda estar atento ao que há de mais novo em termos de estratégias e ferramentas de negócio.

Postura ecologicamente sustentável

Devido ao fato de que muitas vezes não há a necessidade de gastos excessivos com transporte, luz e alimentação, o coworking é uma opção sustentável para muitas empresas.

Hoje em dia, em que os consumidores estão mais atentos e cobram das marcas posições ecologicamente corretas, isso faz muita diferença para o crescimento do seu negócio.

Conclusão

O coworking traz muitas vantagens tanto para empresas já consolidadas, que querem aderir a modernas práticas de trabalho, quanto para startups e pequenos negócios.

Por isso, entre em contato com algum espaço de coworking na sua cidade. Essa modalidade já faz parte da realidade de quase todas as regiões do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.