zumbi_comemoracao_rio_zumbiDia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional.

Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Nos estados de Alagos, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual.

Em 2013, a data cai em uma quarta-feira (20).

Veja no mapa se a sua cidade ou estado vai aderir ao feriado no dia da Consciência Negra:

Confira quais cidades tem e não tem feriado (por ordem alfabética de Estados)

Acre: no estado do Acre, o 20 de novembronão é feriado em nenhum município.

Alagoas: de acordo com a Lei Estadual Nº 5.724 de 01.08.1995, todos os municípios do estado de Alagoas vão ter feriado no Dia da Consciência Negra.

Amazonas: após a promulgação da lei nº 84/2010 de 08/07/2010, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas.

Amapá: a Lei Estadual Nº 1169 de 27.12.2007 garantiu que todas as cidades do estado do Amapá aderissem ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Bahia: somente as cidades baianas de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha têm feriado no dia 20 de novembro. Em Camaçari, uma lei de 1993 oficializou a data no município.

Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.

Distrito Federal: Distrito Federal não terá feriado no Dia da Consciência Negra em 2013.

Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari terão feriado no dia 20 de novembro. Leis Municipais determinaram a folga no Dia da Consciência Negra nessas duas cidades.

Goiás: quatro cidades goianas terão feriado no dia 20. Além da capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia param no Dia da Consciência Negra.

Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro.

Minas Gerais: 12 cidades mineiras vão ter feriado no dia 20: a capital Beleo Horizonte, Além Paraíba, Betim, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba.

Mato Grosso do Sul: Em MS, será feriado apenas na cidade de Corumbá.

Mato Grosso: o estado é um dos seis que adotaram o feriado do Dia da Consciência Negra no calendário oficial graças à Lei Estadual Nº 7879 de 27.12.2002. Com isso, todas cidades mato-grossenses vão ter feriado no dia 20 de novembro.

Pará: nenhuma cidade paraense terá feriado no dia 20 de novembro.

Paraíba: somente a capital João Pessoa terá feriado no dia 20.

Paraná: três cidaddes têm lei municipal que institui feriado. Guarapuava e Londrina, também têm feriado. Na capital Curitiba, a Lei nº 14.224, publicada em janeiro deste ano, institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, mas o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acatou o pedido da Associação Comercial estadual e do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e suspendeu o feriado na capital paranaense. (Informação atualizada no dia 6 de novembro de 2013, às 14:30)

Pernambuco: o estado de Pernambuco não aderiu ao feriado.

Piauí: assim como Pernambuco, o Piauí não terá feriado no Dia da Consciência Negra.

Rio de Janeiro: de acordo com a Lei Estadual Nº 4007 de 11.11.2002, todos os municípiosfluminenses terão feriado no dia 20 de novembro.

Rio Grande do Norte: não haverá feriado nas cidades potiguares no dia 20 de Novembro.

Rio Grande do Sul:  a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) afirma que o feriado no Rio Grande do Sul é facultativo às cidades, apesar de ser prevista à Lei Estadual nº 8.352.

Rondônia: nenhuma cidade rondoniense terá feriado no dia 20 de novembro.

Roraima: o estado também não aderiu ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Santa Catarina: Apesar do Dia da Consicência Negra ser lei na capital Florianópoles e na cidade de Joinville, comerciantes locais entraram na justiça e consesiguram suspender o feriados nas duas cidades.

Sergipe: o estado não terá feriado no dia 20 de novembro.

São Paulo: não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém a capital São Paulo e outros 101 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro.Confira quais são aqui. (Informação atualizada no dia 30 de outubro, às 16:24)

Tocantins: no estado, apenas a cidade de Porto Nacional tem, oficialmente, feriado no Dia da Consciência Negra.

*Com informações da Seppir, da Fundação Palmares, Prefeitura de Curitiba (PR) e Coordenadoria da Igualdade Racial de Fortaleza (CE)

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

17 Comentários

  1. Pessoal, vamos fazer uma mobilização para acabarem com os feriados. Temos feriados demais no Brasil, bastaria eleger uns 4 por ano e só. Os feriados no fim só atrapalham o dia a dia. Acabariamos com os feriados religiosos, já que o povo nao vai pra igreja mesmo, ficam com feriado apenas para encher a cara, ficando assim descaracterizado a celebração do dia.
    Outros dias comemorativos poderiam permanecer mas sem necessidade de ter que parar a cidade.

  2. PODE-SE SIM COMEMORAR O DIA DA CONC. NEGRA ,CONC.BRANCA ,AMARELA DOS SANTOS DOS ANIMAIS, ETC.
    SÓ QUE PODERIA SER FEITO ESSAS COMEMORAÇÕES NO SÁBADO OU NO DOMINGO,CHEGA DE TANTO FERIADO,VAMOS TRABALHAR MAIS PARA PODERMOS REINVINDICAR POR MELHORES SALARIOS ,TEM TANTA GENTE GANHANDO POUCO, MAS TAMBÉM TRABALHANDO BEM POUCO, DEI O MEU RECADO.

  3. isso é racismo,sou parda,mas eu acho lindo gente com a pele negra tenho 10 anos,porque ñ tem feriado em td o brasil?isso é puro racismo dos políticos brasileiros zumbi foi um grande homem merecia mais.
    MENSAGEM:PORQUE EXISTE RACISMO SE:DEUS É NEGRO,O REI DO FUTEBOL É NEGRO,O HOMEM MAIS IMPORTANTE DO MUNDO É NEGRO,A MENINA MAIS BONITA DO UNIVERSO É NEGRA….PAREM COM ISSO,RACISMO DA CADEIA
    ISSO É FALTA DE ÉTICA E CARÁTER!
    TOMARE QUE ESSE COMÉNTARIO MUDE OS RACISTAS DO BRASIL ♥
    BJS……RITA DE CÁSSIA PEREIRA RODRIGUES

    • Longe de mim o tal “racismo”, mas, não acha que é racismo uma raça querer ter dia de feriado e as outras não? por que não fazem feriado pro amarelo, branco ou outra cor que queiram chamar de “raça”, pelo que eu saiba, DEUS quando fez o homem Ele não fez raças, fez homem e mulher, e daí todo mundo surgiu, é uma ignorância sem tamanho esta coisa toda que criam com “raça”, gosto ou qualquer outra coisa, onde está a liberdade dada por DEUS ? se eu sou obrigado a aceitar estas coisas? não vê que os que tanto desejam reconhecimento a base de força, são os maiores racistas? vamos pensar homens e mulheres, não raças… por isso há tanta disputa e guerra, um quer ser melhor que o outro, só por causa da cor da pele, que baboseira…

      • Vale ressaltar que: nenhuma outra raça foi escravizada e maltratada como a raça negra! Sou “branca” e valorizo bastante este dia que separaram para lembrar dos nossos irmãos que lastimavelmente ainda sofrem perseguições.

      • Pq tem feriado no Natal, na Sexta-Feira da Paixão e no dia de Nossa Senhora e ninguém reclama um feriado para as outras religiões? Deus não fez as religiões, fez homem e mulher, certo?
        Ah, longe de mim ser contra as religiões….. eu hein…

  4. pra mim como marco histórico no brasil deveria ser feriado em todo o brasil, pois zumbi foi tão revolucionario quanto tiradentes, nos estados unidos onde tem mais indices de racismo, tem feriado da conciencia negra , e aqui no brasil onde é um paiz cordial ninguem homenageia nossas raizes, não tem nenhum feriado nacional relacionados aos negros!

  5. Que vergonha,não sabia,mas o digníssimo prefeito dessa cidade[Americana]infelizmente é racista,e com isso,eu já havia me arrependido de votar nele,agora então,digo o velho ditado se arrependimento matasse eu estaria morta,um prefeito como esse ninguém merece,espero que ele não tenha a cara de pau de pegar sua mãe e vir na minha casa de novo pedir voto,seja pra que diabos for,Oi Diego sou negra com muito orgulho,pois ao contrário de você tenho caráter e sou honesta,não homenagear o dia da consciência negra é no mínimo burrice,tenho certeza,quem mais votou em você foi as pessoas de raça negra,ô coitado,você já era,bai,bai,

      • pois é, pra que tanto feriado pra tanta coisa que só agrada a uma parte, feriado deveria ser somente os dias de comemoração da república, descoberta do Brasil, e coisas deste tipo, nada de religião, cor, cabelo, FUTEBOL, ou qualquer outro esporte (que vale lembrar só são levados a sério quando estão na tv) coitado dos caras que vivem do esporte, poucos conseguem viver mesmo disto. enfim.

    • pois é, ninguém pensa nos outros, infelizmente a intolerância e o egoismo fazem parte do ser humano, infelizmente, mas, podemos viver sem isto, basta abrir os olhos e olhar para os lados e para a frente e para traz, não somente para o próprio umbigo.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.