Saiba quem tem direito de receber Aposentadoria por Invalidez em razão de INCAPACIDADE SOCIAL

A TNU – Turma Nacional de Uniformização, decidiu recentemente que que é possível a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez para portadores de doenças de estigma social e que enfrentam incapacidade social.

1
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Essa semana perguntamos a Dra. Jéssica Galvani o que é incapacidade social e quem tem direito a aposentadoria por invalidez em decorrência disso.

Dra. Jéssica, o que é INCAPACIDADE SOCIAL?

A incapacidade social ocorre quando o segurado, mesmo fisicamente capaz, encontra barreiras sociais, de bem-estar mental ou social que dificultam seu ingresso, ou sua manutenção no mercado de trabalho.

Dra. Jéssica, a senhora teria um exemplo de como isso pode acontecer?

 Sim, claro! Portadores de doenças de estigma social, como por exemplo o HIV, embora estejam muitas vezes com o vírus controlado e saudáveis, enfrentam barreiras sociais que muitas vezes dificulta ou até mesmo impossibilita o ingresso ou reingresso dessa pessoa no mercado de trabalho.

Dra. Jéssica, a pessoa com incapacidade social pode ter direito a Aposentadoria por Invalidez?

Sim! A TNU – Turma Nacional de Uniformização, decidiu recentemente que que é possível a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez para portadores de doenças de estigma social e que enfrentam incapacidade social.

A Dra. JÉSSICA GALVANI concluiu ainda que, para ter acesso a esse benefício, basta entrara em contato com o 135 do INSS ou acessar o Portal MEU INSS.

Dra. Jéssica Galvani, é advogada com escritório profissional localizado n Rua França, n. 16, Centro de Cambé/PR. (43) 99981-4513.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.