_DSC8062Na manhã desta quarta-feira (27 de novembro), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cambé empossou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA . O Conselho que tem como foco fiscalizar as ações da Secretaria, através da sugestão de projetos, da interação com os planos do setor, teve renovação de 90% em seus membros. O grupo que é formado por 20 pessoas, mais seus respectivos suplentes , mantém a característica de dar posse a dez membros não governamentais e dez membros governamentais. O mandato de um Conselheiro tem duração de dois anos, e possibilita a seus membros mais contato com as questões ligadas as crianças e adolescentes do município.

O evento que contou com a presença de autoridades e comunidade, teve a participação do Prefeito de Cambé João Pavinato, que falou sobre a participação da sociedade civil organizada em medidas e ações que agregam as medidas socioeducativas e que garantem os direitos da criança e do adolescente “Uma das áreas visada por nossa administração é a Assistência Social. É muito satisfatório perceber que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social do Município , pode contar com um Conselho fiscalizador . Cambé que possui entidades que colaboram diretamente com nossas ações, se alegra em manter um Conselho que agrega as questões direcionadas a criança e ao adolescente.” Uma das autoridades que marcou presença, , representando a Câmara de Vereadores, foi o Vereador Rômulo Yanke. Rômulo que já integrou o CMDA, fala sobre a importância da formação de um novo Conselho “Esse evento, onde nós viabilizamos a formação do CMDCA, é um evento que serve para legitimar políticas públicas relacionadas às crianças e aos adolescentes. Ações que mobilizam e agregam, geram novas oportunidades e isso é louvável”.

A Presidente do CMDCA, Regina Bosqui fala sobre o desafio do novo Conselho em dar continuidade as boas ações do Conselho“ A nova formação do Conselho, terá como foco a continuação dos trabalhos desenvolvidos anteriormente que sempre atingiram a meta em desenvolver políticas básicas e especiais voltadas a criança e ao adolescente, além de investirem ainda mais na capacitação dos conselheiros para que execução das medidas protetivas e socioeducativas previstas no Estatuto sejam realizadas”. Quem também demonstrou contentamento em manter relações com o CMDCA, é a Secretaria Municipal de Assistência Social “O Conselho tem como principal função, fiscalizar as ações desenvolvidas pelo Município voltadas a criança e ao adolescente, é o Conselho quem passa os indicadores e demandas relacionadas as medidas protetivas. O Conselho possibilita a integração entre diversas Secretarias, e segmentos da sociedade, por isso a relevância desse Grupo”.

E nessa sexta-feira, 29 de novembro, às 8h30 , será ministrado o Curso de Formação Continuada dos Conselhos de Direitos e Tutelar, no Ceprhusk.

Para mais informações sobre o CMDCA, ligue (43) 3174-0294

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.