No final de ano, em regra, são veiculados dados referentes à retrospectiva do ano que se passa. Em razão disso, a fim de subsidiar a imprensa com dados da área de segurança pública, encaminhamos síntese do panorama da segurança pública do ano de 2013.

1     INSTALAÇÃO DA UPS (Unidade Paraná Seguro)

O ano de 2013 pode ser considerado como um ano positivo na área da segurança pública na cidade de Londrina. No final do ano de 2012 foi entregue a primeira UPS da cidade, instalada no Jardim União da Vitória. Ao todo 37 (trinta e sete) policiais militares e 03 (três) viaturas, além de uma instalação física, foram disponibilizadas para o bairro. Entre as atividades desenvolvidas pelos policiais, estão o patrulhamento ostensivo, que foi otimizado, campanhas preventivas contra a violência (palestras e distribuição de cartilhas sobre violência doméstica, segurança residencial, ações de fiscalização de trânsito urbano, visitas a moradores). Muitas ações sociais ganharam destaque, como as duas edições da chegada do Papai Noel Policial Militar, com distribuição de presentes para as crianças, apresentações de circo, distribuições de doces etc. Também foi realizada uma oficina de serviços e cidadania, no meio do ano, oferecendo serviços de todas as naturezas para os moradores do bairro.

Como resultado disso pôde-se perceber uma maior integração entre o cidadão do Jardim União da Vitória e bairros adjacentes com a Polícia Militar, a diminuição dos crimes violentos, aumento da prisão de traficantes e elevação dos registros dos casos de violência doméstica, conforme se vê no quadro abaixo:

 

 

 

 

 

OCORRÊNCIAS NO JD UNIÃO DA VITÓRIA – ANO 2012 / 2013

NATUREZA

2012

2013

DIF

%

HOMICIDIO

7

2

-5

-71%

TRÁFICO

15

17

2

13%

LESAO CORPORAL – VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR

18

23

5

28%

ROUBO

16

8

-8

-50%

 

 

 

2     FORMATURA DA ESCOLA DE SOLDADOS – 2013

No início do ano de 2013, em março, formaram-se 115 (cento e quinze) policiais militares, todos designados para atender o 5º Batalhão de Polícia Militar e 4ª Companhia Independente de Polícia Militar. Também foram destinadas para a cidade de Londrina 32 (trinta e duas) viaturas novas, que passaram a reforçar o policiamento. Essa medida, somada à criação da UPS, logo trouxe resultados. No quadro comparativo entre os crimes violentos ocorridos no ano de 2012 e 2013, que será apresentado abaixo, observa-se que o índice de homicídios, por exemplo, reduziu-se quase que pela metade. No mesmo quadro, além dos homicídios, é apresentado o comparativo de tráfico, roubos e roubos de veículos.

Os dados são importantes porquanto expressam alguns dados relevantes, valendo destacar:

1) aumento do índice de prisão de traficantes: o tráfico é um tipo de crime cujos índices somente se elevam na medida em que mais traficantes são presos. Assim, o demonstrativo aduz que a melhoria do efetivo (qualiquantitativa) possibilita a retirada de maior número de traficantes de circulação;

2) diminuição dos roubos (genéricos) e roubos de veículos: é emblemática, uma vez que são crimes praticados com ameaça ou violência à pessoa. Ademais, como geralmente são crimes imediatamente percebidos pela pessoa que sofre a ameaça, esta tende a ligar imediatamente para a Polícia Militar, possibilitando resposta também imediata. Com respostas mais rápidas, decorrentes do aumento dos recursos humanos e materiais, a inibição de tal prática de delito ganha maior efetividade;

 

 

 

Relatório Comparativo de Ocorrências

JANEIRO a NOVEMBRO ANO 2012 / 2013

20ªAISP (LONDRINA – CAMBÉ – IBIPORÃ -TAMARANA)

Natureza

ANO 2012

ANO 2013

DIF

PORC

Homicídios

164

91

-73

-45%

Tráfico

568

689

121

21%

Roubos

5067

4052

-1015

-20%

Roubo de Veículos

1116

782

-334

-30%

 

  3) Índices de homicídios de dezembro: Os dados apresentados são referentes aos índices de janeiro a novembro porque o mês de Dezembro ainda não se completou. O comparativo de homicídios de dezembro, no entanto, já pode ser mensurado. Os números a seguir expostos demonstram que o mês de dezembro/2013 registrou um número bastante inferior ao do mesmo mês de 2012, conforme se vê:

HOMICÍDIOS EM LONDRINA MÊS DEZEMBRO

Natureza

ANO 2012

ANO 2013

DIF

PORC

Homicídios

8

3

-5

-63%

 

3    CONVOCAÇÃO DE 175 (CENTO E SETENTA E CINCO) NOVOS PMS – 2013

Se a quantidade de policiais militares nas ruas concorreu para a redução dos índices de criminalidade, a Polícia Militar vê no ano de 2014 um ano promissor, sobretudo a partir do segundo semestre. Com mais 175 (cento e setenta e cinco) policiais militares cuja formação já se encontra em andamento, existe grande expectativa de que, principalmente no segundo semestre de 2014, os índices de criminalidade caiam ainda mais. Trata-se da expectativa de que o reflexo de um policiamento ostensivo fortalecido paulatinamente possa reduzir tais índices.

 

4          CONCLUSÃO:

Todos os dados que acima foram expostos parecem relevantes. A redução da criminalidade demonstra que a vida do cidadão londrinense e das cidades adjacentes está melhorando. Dados positivos dessa natureza devem ser alvo de divulgação, a fim de que nós, Londrinenses, tenhamos cada vez mais orgulho de morar nesta terra e, ao mesmo tempo, levar para outros cantos a ideia de que Londrina é uma cidade boa de se viver.

A propagação da informação de que Londrina está melhor e de que, no âmbito da segurança pública, tende a melhorar ainda mais, é salutar para todos os cidadãos. O aumento da confiança da população na sua polícia é importante não só para a polícia, mas para todos os londrinenses, sem exceção.

Daí advém a necessidade de que os órgãos de imprensa, neste momento tão importante de reflexão (passagem de ano), nos programas de retrospectiva que em regra são realizados todos os anos, apresentem também estes dados para a comunidade. Trata-se do demonstrativo de que as coisas já melhoraram e de que o ano de 2014 tem bons ingredientes para que nossa cidade fique cada vez mais segura.

Por fim, bom é lembrar que a 20ª AISP é a região na qual os índices de crimes violentos mais sofreram redução em todo o Estado do Paraná. Isso é um bom motivo para comemorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.