Semana de Ética do Crea-PR começa nesta terça-feira

A programação do evento deste ano inclui palestras e painéis que abordarão desde o manual da ética profissional até a ética em obras públicas.

0
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

A ética profissional estará no centro dos debates promovidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) a partir desta terça-feira (19), em Curitiba. Isso porque terá início a 3ª edição da Semana de Ética, promovida com o intuito de chamar a atenção sobre os pilares fundamentais deste tema presente na atuação profissional.

“O evento deste ano terá como temática principal ‘A Ética Profissional e sua aplicação prática’. A compreensão do Crea-PR é que somente adotando uma conduta ética no trabalho pode-se alcançar verdadeiramente a excelência profissional”, apontou o assessor da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR, engenheiro Paulo César Markovicz.

Atualmente, o Crea-PR possui aproximadamente 500 processos éticos em averiguação. Com este número, o Conselho paranaense continua com a maior quantidade de julgamentos de processos éticos no país. Um dado que reforça o afinco e a importância de debater, estimular e disseminar a conduta ética. “A ética é a base para o desenvolvimento de uma carreira profissional brilhante.

Acreditamos que todos querem ser reconhecidos como profissionais excelentes e essa meta somente é alcançada com conduta ética em todos os aspectos, seja com a própria profissão, com seus clientes, outros profissionais e com o meio onde atua”, completou.

Para instigar esse debate, a reflexão e o compromisso com a ética na profissão, a programação do evento deste ano inclui palestras e painéis que abordarão desde o manual da ética profissional até a ética em obras públicas. Além disso, uma novidade será a interação com outro evento: o Ideathon.

“O Ideathon será promovido pela Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR), com sede em Maringá, com o objetivo de promover o desenvolvimento de ferramentas de gamificação para tratar da ética profissional. Por estarmos unidos com o Ideathon, também estamos participando do Global Ethics Day promovido pela Carnegie Foundation”, detalhou Paulo.

Em virtude da pandemia e das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, esta edição da Semana de Ética Profissional será para um público de convidados. A expectativa é que 100 pessoas participem presencialmente dos debates.

Confira a programação completa:

Dia 19/10:
18h Credenciamento
18h50 Apresentação do protocolo de segurança do evento
19h Abertura oficial do evento
19h30 Palestra: A aplicação da ética profissional na engenharia – Eng. Agr. Juliana Casadei – autora do livro Manual de Ética Profissional.
20h30 Painel
21h Encerramento das atividades do dia

Dia 20/10:
18h Controle da ética profissional – Dr. Raul Clei Coccaro Siqueira – Controlador Geral do Estado
18h45 Ética nas obras públicas – Eng. Civ. Luiz Henrique de Barbosa Jorge – TCE
19h30 Irregularidades em ART e CAT – Eng. Civ. Alessandra da Silva
20h Idheaton – Geogr. Jorge Campelo – Presidente da Aprogeo-PR
21h Encerramento do evento

Local: Hotel Nacional Inn Estação
R. Lourenço Pinto, 458 – Centro, Curitiba
Sala Paraná – 13º andar

TEXTOS ORIENTATIVOS:
No site do Crea-PR é possível acessar textos orientativos, inclusive artigos que foram publicados por ocasião da II Semana de Ética Profissional. O acesso a esse material pode ser feito aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.