Senador Sérgio Souza participa de missão na Antártica

0
Comitiva brasileira na Antártica

Comitiva brasileira na AntárticaO senador Sérgio Souza (PMDB-PR), presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso, conheceu o trabalho de pesquisa realizado pelo Brasil no continente Antártico. A convite da Marinha, o parlamentar acompanhou a Operação Antártica XXIX , que periodicamente viaja até o polo sul levando apoio aos brasileiros que permanecem na base encravada no solo antártico. Anualmente, o país envia em média dez missões como esta para a Antártica para efetuar a troca da equipe e abastecer a estação brasileira com alimentos, remédios e outros suprimentos necessários.

Junto com a comitiva brasileira, de cerca de 50 pessoas, o senador visitou a base chilena “Presidente Eduardo Frei”, uma das maiores que existem na Antártica. As condições climáticas desta época do ano não permitiram o acesso até a estação brasileira Comandante Ferraz. “Foi uma experiência única poder ver um pouco das ações brasileiras na Antártica e saber que o Brasil está presente naquele território o ano todo, 24 horas por dia, dando uma contribuição significativa para a preservação da região mais intocada do planeta”, ressalta.

Desde 1982, o Brasil mantém o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma das grandes conquistas nacionais. Os estudos realizados por brasileiros naquela região têm trazido conhecimentos fundamentais sobre fenômenos naturais que afetam direta ou indiretamente a população e que têm a sua origem nas regiões polares.

“Durante a visita, pude perceber a importância daquele continente e da contribuição brasileira para as pesquisas científicas que investigam os reflexos das alterações ambientais globais. Se não tomarmos os cuidados necessários com o planeta, é muito claro para mim que teremos algumas regiões inabitáveis no futuro, por conta da desertificação e das mudanças drásticas de temperatura.”

Para o senador, a proteção ao meio ambiente antártico deve ser uma das mais altas prioridades de todas as Nações, uma vez que as alterações ambientais percebidas naquele continente trazem impacto para todo o planeta. “Como presidente da Comissão de Mudanças Climáticas, membro da Comissão de Meio Ambiente e de Relações Exteriores, só posso enaltecer o trabalho brasileiro desenvolvido na Antártica. Junto com os outros países que integram o Tratado da Antártica, o Brasil tem feito importantes observações científicas, essenciais para a preservação do planeta e da própria vida. Felizmente, a consciência de que as mudanças climáticas vão afetar a nossa vida no futuro, para o bem ou para o mal, é cada vez maior”, enfatiza.

A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra.  A pesquisa científica realizada pelo Brasil naquele território é de indubitável importância para esclarecer as complexas interações entre os processos naturais antárticos e globais. Ao ratificar o Tratado de Antártica, o Brasil assumiu compromissos internacionais que implicam o dever de preservar o meio ambiente antártico, realizar pesquisa científica e o direito de participar do aproveitamento dos recursos naturais da região.

Assessoria de Comunicação Social

Senador Sérgio Souza (PMDB-PR)

________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.