foto_22228Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. Desde novembro, foi integrado ao Calendário Nacional de Vacinação da gestante a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa forma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. Esse reforço já está disponível em todas as UBS de Cambé. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, a imunização é indicada a partir da 27° semana de gravidez até a 36° semana. Ainda segundo a Secretaria, o ideal é que mãe seja vacinada até no máximo 20 dias antes da programação do parto.

A meta de vacinação estabelecida para o município é a imunização de 1530 gestantes. Esse número, de acordo com informações da Secretaria, se baseia no registro de grávidas que se encaixam no perfil.

Quando uma gestante é vacinada com a dTpa, é oferecida proteção vacinal indireta para o bebê por meio da passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto.A medida resulta na proteção do recém-nascido em seus primeiros meses de vida .

Mais informações, pelo telefone: 3174-0224

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.