Estudantes podem conferir o ensalamento no site no Núcleo de Concursos

A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta segunda-feira (07) os locais onde serão realizadas as provas da primeira fase do processo seletivo 2012, que ocorrem no próximo domingo (13). São 29 espaços na capital, espalhados por diversos bairros, além de dois em Palotina.

O local com maior número de candidatos é a Pontifícia Universidade Católica (PUC), que irá receber 10.353 alunos. Dentro da UFPR, os campi Reitoria, Politécnico, Botânico e Agrárias, além do Setor de Saúde, no Alto da Glória, também receberão os vestibulandos.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde, destaca o fato de este ano ter o maior número de inscritos – 50.057 – desde 2004 e espera que, como nos anos anteriores, tudo ocorra normalmente. “Os candidatos precisam estar calmos, tranquilos, para que possam realizar a prova sem pressa e conquistar a entrada na UFPR”, aponta.

Nesta primeira fase, os estudantes precisam resolver 80 questões de conhecimentos gerais, no formato múltipla escolha, dentro do prazo de cinco horas – das 14h às 19h. Em relação aos horários, os estudantes devem estar bem atentos. Os portões abrem às 12h45 e serão fechados às 13h30. “Quem não conhece o local de realização da prova deve aproveitar o sábado para passar em frente, descobrir o melhor caminho e até mesmo calcular quanto tempo precisa para chegar”, comenta o coordenador.

Ele ainda destaca que os candidatos precisam estar cientes de que, no dia da prova, o movimento em torno dos locais é muito maior, por isso deve haver uma folga neste tempo previsto. “É melhor chegar antes e esperar os portões abrirem a perder a prova por dois ou três minutos”, garante.
O início das provas, no entanto, é às 14 horas. É importante lembrar que, para a realização do processo, os estudantes devem portar documento de identidade, comprovante de ensalamento, caneta preta, lápis ou lapiseira e borracha.

Além disso, não é permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos como celular, calculadora e MP3; utilizar bonés, gorros ou chapéus; alimentar-se dentro da sala de provas (aqueles que, por questões médicas, necessitarem, devem solicitar ao aplicador o encaminhamento à sala de inspeção); e comunicar-se com outro candidato ou utilizar qualquer tipo de material de consulta.

O horário mínimo para saída é às 15h30 e, o máximo, às 19h. Após o término da realização das provas, no próprio dia 13, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site do Núcle de Concursos.

O resultado desta primeira fase será divulgado até o dia 30 de novembro, também no site. Os estudantes que forem convocados para a segunda fase realizarão as provas nos dias 11 e 12 de dezembro.

Para a emissão do comprovante de ensalamento para a primeira fase o candidato deve acessar o site do Núcleo de Concurso (www.nc.ufpr.br), ter em mãos o número de protocolo e também o do RG, além da data de nascimento. No site os estudantes podem também consultar a relação candidato/vaga para o curso pretendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.