Viagens da Danni vai lever você para o incrível San Pedro de Atacama que está na província de El Leoa, na região de Antofagasta, Chile. Com um povoado de 5 mil habitantes numa cidade turística com casinhas rústicas erguidas com adobe (um dos materiais mais antigos utilizados em construções), é considerado o lugar mais seco do mundo. Lá, quase nunca chove.

Simples, charmosa e com vista para o vulcão Lincancabur, que tem mais de 5.900 metros de altura, San Pedro de Atacama está neste roteiro. Neste cenário climático peculiar, San Pedro de Atacama atrai um número impressionante de turistas do mundo inteiro, visto que serve como cidade base para conhecer o Deserto Atacama. Dessa forma, há uma boa infraestrutura de bares, cafés, lojas de artesanato e mercados para melhor acomodar os visitantes.

                A arte desta região se expressa através do artesanato, como a cerâmica, tecelagem, cestas, esculturas e instrumentos, os quais foram passados de gerações a gerações. Para quem quiser levar como lembrança, estes artesanatos são encontrados nas lojinhas da rua do comércio, a rua principal de San Pedro de Atacama.

                Por causa do clima seco e sol muito forte é importante tomar bastante água e fazer uso de bonés/chapéus, óculos de sol, protetor solar, manteiga de cacau e até mesmo blusas de manga cumprida e calças.

                A temperatura costuma variar bastante, de 40°c de dia a -20°c de madrugada. Em passeios de altitudes mais elevadas, como os gêiseres, pode esfriar ainda mais. Portanto, leve roupas de frio!

                Por causa da altitude, muitos turistas sofrem mal-estar com a altitude elevada, também chamada de soroche, para evitar tais desconfortos, é recomendável dormir bem e evitar bebidas alcoólicas antes dos passeios. Outra recomendação é o chá de coca. A água mais uma vez também entra nesta lista.

O QUE LEVAR

                O Deserto Atacama é o deserto mais seco e mais alto do mundo. É normal que você sinta olhos, bocas e garganta ressecarem. As temperaturas são relativamente altas durante o dia, porém com ventos; já durante a noite, caem drasticamente. Durante o inverno, as noites são gélidas com temperaturas que podem chegar abaixo de zero. Por isso, vá preparado(a)! Segue algumas dicas de itens importantes para a sua mala:

  • Jaqueta impermeável;
  • Blusa e calça fleece;
  • Camisetas;
  • Moletom;
  • Roupa de banho;
  • 2 toalhas;
  • Tênis e calça para trekking;
  • Meias quentes;
  • Touca e luvas;
  • Cachecol;
  • Chapéu / boné;
  • Óculos de sol;
  • Hidratante corporal e hidratante labial;
  • Protetor solar;
  • Colírio e descongestionante nasal;
  • Proteja-se contra o frio, vento e umidade.

A melhor maneira de se vestir para atividades ao ar livre é o sistema de camadas.

1ª camada – roupa interior (segunda pele): é a camada que estará em contato com a pele, cuja função é transferir a umidade do suor pra fora, mantendo o corpo o mais seco possível. Esta capa deve ser de tecido de rápida secagem. Os materiais mais utilizados são o polipropileno e poliéster.

2ª camada – roupa intermediária: esta segunda camada é a responsável de manter o calor corporal. Existem vários tipos de tecido. O mais comum é o fleece.

3ª camada – externa impermeável: a terceira camada impermeável ou camada externa serve para proteger contra o vento e água.

RUA CARACOLES

A Rua Caracoles é a rua principal da cidade, onde se encontram os restaurantes, mercados e lojas de artesanatos e suvenires. A noite, a rua costuma ficar lotada de turistas.

IGREJA SAN PEDRO

Datada do século 17, a igreja é feita de muros de adobe e telhado de cardón (cactos).

MUSEU ARQUEOLÓGICO R. P. GUSTAVO LE PAIGE

É um pequeno museu no centro de San Pedro que exibe objetos da cultura da cidade e pré-colombiana.

OS PASSEIOS

Gêiseres del Tatio

Os Gêiseres estão localizados na cordilheira andina, aproximadamente 100 quilômetros de San Pedro de Atacama.
                O passeio costuma se iniciar bem cedo, às 04h. É importante ir bem agasalhado(a), com camadas de roupas, touca e luvas, pois é comum o termômetro marcar alguns graus abaixo de zero.
               A composição é gerenciada pelo sol: quando ele começa a aparecer, os gêiseres entram em ação com mais força, fazendo com que enormes fumarolas surjam através de buracos e fendas no solo. Lençóis subterrâneos de água entram em contato com rochas quentes, provocando pequenas explosões. Alguns jatos chegam a 10 metros de altura, a quase 80ºC, portanto, cuidado! Há várias placas indicativas alertando para não se aproximar muito do fenômeno.

Já pensou em tomar um café da manhã tendo este cenário incrível como fundo? Neste passeio você vai!

                Dizem que este é um dos passeios mais sensoriais do Deserto Atacama pois existe uma piscina natural formada pelas águas quentes dos gêiseres que contrastam com o frio do ambiente… Aproveite e leve roupa de banho e uma toalha, pois é uma experiência revigorante!

Valle de La Luna

A primeira parada será na Piedra del Coyote – a pedra, que é suspensa em um paredão e fará você se sentir voando na imensidão do Deserto Atacama! Depois, você seguirá para o Valle de la Luna.

Com diferentes formações rochosas e dunas, é uma das principais atrações do Atacama. Localizado dentro de uma reserva fechada, a entrada no Valle é cobrada à parte do valor do tour (3.000 Pesos Chilenos – estudantes pagam metade do valor apresentando a carteirinha). O local é formado por rochas salinas totalmente desenhadas pela erosão do tempo; o vento e as grandes mudanças de temperaturas deram forma a um lugar com visual único.

Neste passeio, você passará por cavernas no Valle de la Luna. Quanto mais para dentro das cavernas, mais apertado fica o caminho. Quem tem claustrofobia pode não gostar muito dessa parte, mas com certeza valerá a pena.

Leve uma lanterna para este passeio. Depois de desbravar o Valle de la Luna, você seguirá para o destino final: assistir ao pôr do sol no Deserto Atacama. No caminho, você conhecerá as “Três Marias”, uma escultura natural que existe no meio do vale (infelizmente, agora só há 2 Marias, pois um turista subiu na Maria I para tirar uma foto e a quebrou).

A experiência de ver um pôr do sol no Deserto Atacama é única! Para isso, você irá até um mirante em que a paisagem é linda, pois é possível ver todo o vale, as formações rochosas e as curvas abstratas em suas diferentes formas e cores.

Tour Astronômico

Um dos passeios mais cobiçados, o incrível tour astronômico no Deserto Atacama, é dividido em três etapas:

1) Introdução – quando aprende-se a observar o céu a olho nu, entender o mapa do céu e encontrar as principais estrelas;

2) Manuseio dos telescópios – você aprenderá a manusear esses instrumentos tão incríveis que lhe dará outra visão do universo. É permitido tirar fotografias através dos telescópios com a sua câmera digital;

3) Chocolate quente – Depois de uma verdadeira aula prática de astronomia, você tomará um chocolate quente com o guia, poderá tirar dúvidas e, então, o transfer te levará para a sua hospedagem.

                Em 2015 e 2016, Chile foi eleito o melhor destino de turismo de aventura do planeta pela World Travel Awards, uma espécie de Oscar do turismo. As grandes barreiras geográficas que fazem parte do Chile, como o Deserto de Atacama ao norte, o Oceano Pacífico em toda a costa oeste, a Cordilheira dos Andes ao leste e a Patagônia no território antártico no extremo sul, tornam o país um lugar muito requisitado, onde é possível praticar atividades de aventura em lugares incríveis; um deles é o Deserto Atacama.

                A Viagens da Danni te leva para ficar uma semana no país do turismo de aventura: Chile. Serão 7 dias em uma expedição no Deserto Atacama com as melhores opções de passeios para você aproveitar!

Se você é um(a) apaixonado(a) por aventuras, por conhecer novos lugares e novas culturas, este pacote foi feito para ser o seu próximo destino.

 

Garanta a sua vaga nessa aventura!
Envie #Chile para (43) 9.9665 8098 (Whatsapp) ou natally@viagensdadanni.com.br para receber o roteiro/datas completo e solicitar sua reserva.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.