Início Cambé Vigilância Sanitária e Ambiental de Cambé divulga resultados do LIRA’a e LIA

Vigilância Sanitária e Ambiental de Cambé divulga resultados do LIRA’a e LIA

0

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

unnamed (28)Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde Pública realiza levantamentos periódicos sobre a infestação do mosquito transmissor da Dengue na cidade. Tanto a área urbana, como a zona rural são constantemente verificadas para que haja controle na presença de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.
No período de 24 a 27 de julho foi colhido em Cambé o Levantamento de índice Amostral (LIA) na zona rural e no período de 30 de junho a quatro de julho, foi a vez do Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA”a) ser pesquisado, dessa vez na zona urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, a Vigilância Ambiental de Cambé além de realizar intensos mutirões de limpeza, forças tarefas envolvendo todas Secretarias Municipais, a Defesa Civil,Corpo de Bombeiros, APMI e a aplicação de fumacê em 100% da cidade, promove também capacitações e palestras de conscientização tanto em escolas, como em instituições e empresas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública, quando os locais averiguados apresentam focos, essas capacitações são refeitas e caso o estabelecimento volte a apresentar situação de risco para Dengue o local é notificado.
A Vigilância Ambiental de Cambé já organiza nova programação de capacitações em Escolas e Empresas. De acordo com a Vigilância, essas ações elaboradas pelo setor são eficazes já que o último LIRA’a colhido apresentou valor baixo 0,3%.
Até a publicação desta matéria, 1.809 casos de Dengue foram notificados e 667 casos confirmados em Cambé. Mutirões da dengue estão sendo programados para os meses de agosto e setembro, mas Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a atenção permanente que a Dengue necessita. Segundo o Chefe da Vigilância Ambiental de Cambé, Maurício Gomes Rocha Neto, apesar do índice estar baixo a população deve ficar sempre atenta “ É preciso continuar recolhendo lixo de nosso quintal ,resíduos sólidos que podem servir de criadouro para as larvas do mosquito.Se continuarmos cuidando de nosso meio essa doença será vencida.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile