*Por Josenildo Melo
Doar sangue faz de fato nos sentirmos bem! Temos a certeza de estarmos doando vida e fazendo muito bem a quem recebe o sangue doado. Olha cada vez que vamos ao HEMOPI temos a sensação de que a dimensão gratuita do bem é salutar e reflete a capacidade de algumas pessoas sempre pensarem no próximo e não somente em si mesmas; isso sim é chique, bonito! Além de estarmos fazendo o bem, sempre ao sair do HEMOPI saímos com a certeza de que o próprio ambiente favorece e estimula mesmo na correria do dia-a-dia passar no HEMOPI e fazer uma doação de sangue! O atendimento é muito humano, educado, acolhedor e realmente tranqüilo!

Não somos da área de saúde, pedimos a compreensão dos profissionais da área, para algumas informações de caráter público! Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subseqüente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro! Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer: Queda de pressão e tontura, hematoma no local da picada, náusea e vômito, dor local e dificuldade para movimentação do braço.

¹ O Sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Apesar da evolução cientifica, somente o ser humano pode fabricá-lo. O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. É composto por plasmas, hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma é a parte líquida do sangue; através dele circulam por todo o organismo as substancias nutritivas necessárias à vida das células: proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobina e albumina. As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos por causa do seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contem ferro. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Elas também levam dióxido de carbono, produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado. Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções. As plaquetas são pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sanguínea, agindo nos sangramentos (hemorragias). Tipos de sangue: O Sangue é classificado em grupos, de acordo com a presença ou ausência de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos são classificados em A, B, O e AB, com Rh, positivo e negativo.

Quando estiver triste ou alegre, não se sinta completamente feliz ou desanimado, pois já dizia Santo Agostinho: “O homem somente se saciará plenamente em Deus”. Doar sangue é sair do egoísmo e perceber que outras pessoas precisam de nossa ajuda! Informações sobre doação: HEMOPI – Rua 1º de Maio, 235 – Sul. Horário: Segunda a Sábado – 07h00min às 18h00min. DOAR SANGUE SEMPRE FAZ BEM!

¹ Segundo http://www.hemopi.pi.gov.br/sangue.php

*Josenildo Melo é católico praticante, ex-aluno do Colégio Diocesano e Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Atualmente Servidor Público Estadual.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.