A cerimônia de encerramento das discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 foi realizada nesta sexta-feira (29), no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico

O deputado federal Angelo Vanhoni, relator do Projeto de Lei 8035/10 – PNE 2011-2020, recebeu das mãos do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o relatório com as 1.424 emendas propostas por representantes da educação de todo o Paraná.

O documento mostra os pensamentos – convergentes e divergentes – de toda a sociedade, e sustenta o debate público. Para Zaki, isto é possível por ter sido criado um espírito democrático e participativo na elaboração. “Este foi um fórum cidadão, de todos. Ficamos felizes com a riqueza das contribuições e com as excelentes contribuições”, diz.

Entre os pontos destacados no relatório estão o financiamento (ampliação de recursos), monitoramento e avaliação das metas intermediárias, educação infantil, ensino médio, educação de jovens e adultos (demanda e garantia de condições de permanência) e educação especial, entre outros.

Para Vanhoni, o PNE é importante pois cria uma nova maneira de entender a educação no país e permite que se crie uma nova relação entre a educação e a sociedade. “A educação infantil, por exemplo, não ganhava uma discussão especial há muito tempo”, comenta.

Outra questão bastante citada por todos que participaram do fórum foi a necessidade de manter estas discussões para a criação de um plano estadual e um plano municipal de educação.

O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns afirmou que o Paraná está apresentando a contribuição mais consistente do país graças ao esforço de todo a comunidade. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, confirmou o pensamento. “O Paraná se reuniu em torno de uma grande causa e muitas sugestões poderão ser desdobradas nos planos estadual e municipal”.

O PNE 2011-2020 define dez diretrizes, 20 metas e 171 estratégias e a expectativa do relator Angelo Vanhoni é votar o PL ainda este ano. Para Zaki, se o plano for realmente implantado, em 2020 o Brasil será outro.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.