A semana começa com temperaturas elevadas na Região Sul. A massa de ar seco afasta a possibilidade de chuva e deixa os índices de umidade relativa do ar baixos durante a tarde (até 30%), principalmente nas áreas mais ao norte e a oeste do Paraná. O Instituto de Tecnologia Simepar alerta para o elevado risco de queimadas e incêndios no estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 32 graus Célsius (ºC).

Segundo o meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, a tarde desse domingo (21) foi a mais seca deste ano em várias áreas do Paraná. Os índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo dos 30% em grande parte do estado, com exceção apenas da faixa litorânea e do sul. No extremo norte paranaense, os valores ficaram próximos aos 18%, em Paranavaí e Cambará.

A Defesa Civil do Paraná informa que já registrou só neste mês 907 atendimentos por causa de incêndios devido ao tempo seco. Em julho de 2009, foram apenas 183 atendimentos. “Nosso alerta é para que a população evite colocar fogo em vegetação nesta época, pois temos estudo identificando que praticamente 100% desses incêndios são provocados por esse tipo de procedimento”, disse à Agência Brasil o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro.

De acordo com ele, durante todo o ano passado a Defesa Civil registrou um total de 7.198 focos de incêndio em vegetação em todo o Paraná. Este ano, até agora, já foram 4.730. “ Infelizmente a ação humana é responsável por muitos dos casos e é só a vegetação estar seca para acontecerem grandes incêndios, é preciso respeitar a natureza”, alertou.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.