As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começam hoje  (21) e vão até 9 de julho, exclusivamente pela internet (www.enem.mec.gov.br). A taxa de  inscrição é de R$ 35 para estudantes de escolas particulares e pessoas que já concluíram o ensino médio. Alunos das escolas públicas estão isentos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao se inscrever, é necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o candidato seja menor de idade.

O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. Por isso, os estudantes devem ficar atentos, porque no momento da inscrição deverão escolher entre o inglês e o espanhol.

As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro, sendo que no primeiro dia, sábado, as avaliações serão sobre ciências da natureza e ciências humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, será feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. O participante deverá optar por uma língua estrangeira, inglês ou espanhol, no momento da inscrição.

Nos dois dias, a prova terá início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e às 18h30 no domingo.

De acordo com o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que os participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal. Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.

Edição: Graça Adjuto//Matéria alterada para atualização de informações

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.