Cambé conquista 3º e 9º lugares na etapa nacional do Fabricando Arte (Vídeo)

85


A vida como ela é. Este é o tema da tela produzida por Fernando Lacerda Gonçalves de Oliveira. Nela, o artista de 14 anos de idade mostra, através dos traços e das cores, a vida de uma mulher no lixão. O trabalho de Fernando, que estuda no Colégio Estadual Antônio Raminelli, no Jardim Ana Rosa, foi classificado em terceiro lugar na etapa nacional do Programa Fabricando Arte, do Ministério da Cultura, em parceria com a empresa Dixie Toga.
No município, o programa é coordenado pelo artista plástico Anésio Montini, da Fundação Cultural e Artística de Cambé – Funcac e da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo ele, na etapa municipal participaram 135 alunos de escolas, projetos sociais e culturais, dos quais dez foram classificados para a fase nacional.
Além de Fernando Lacerda, Cambé também classificou em nono lugar a estudante Rafaela Lisse Thomsen, 14 anos, aluna do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. A pintura e colagem de Rafaela, com o tema Equilíbrio, trabalha reflexões a partir de uma árvore seca.
O prêmio de Rafaela foi um aparelho MP5. Fernando ganhou uma televisão em LCD e um aparelho de DVD. A professora de Fernando, Eliane Rosa Pontes, também ganhou um aparelho de TV. Os dois foram acompanhados pela diretora do Projeto Ação Educativa, da qual Fernando é participante.
Durante a entrega dos prêmios, o coordenador do Fabricando Arte no município, Anésio Montini, disse que a qualidade dos trabalhos produzidos no município são excelentes. Anésio revelou que chegou a conversar com os coodernadores nacionais do programa sobre a classificação dos cambeenses devido ao nível técnico, criatividade e, enfim, a qualidade destacada entre os primeiros colocados.
A prefeita em exercício, Cidinha Pascueto, considerou que a classificação de cambeenses na etapa nacional do Fabricando Arte é reflexo da boa qualidade da educação e da cultura no município. Para Cidinha Pascueto, se mais empresas seguissem o exemplo da Dixie Toga e patrocinassem a educação e a cultura para públicos de diferentes faixas sociais, a violência e a criminalidade seriam menores em todo o país.
A prefeitra em exercício também recomendou às crianças e aos adolescentes: “Não se prendam muito à tecnologia de hoje em detrimento aos trabalhos manuais que proporcionam bons resultados”
O terceiro colocado da fase nacional do Fabricando Arte mora no Jardim Ana Rosa com a mãe, Silvana, e os irmãos Bruno, Laís e Luiz Gustavo. Fernando freqüentou a Ação Educativa até este ano e em 2012 passa a participar do NAF – Núcleo de Aprendizagem para o Futuro. Ambos os projetos são mantidos pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) de Cambé. Fernando participou pela segunda vez do Programa Fabricando Arte.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *