Audiência Pública sobre segurança reúne comunidade e autoridades na Câmara Municipal de Cambé

204

IMG_2417Mais de 70 pessoas, entre autoridades e pessoas da comunidade, compareceram à Audiência Pública na Câmara Municipal na noite de ontem (05). O Plenário recebeu autoridades das Polícias Civil e Militar e poderes Executivo e Legislativo para debater sobre o tema Segurança Pública no município de Cambé.

Mais dinâmica, a Audiência oportunizou a comunidade questionar, comentar e sugerir medidas para diminuir o número de delitos. Os temas mais lembrados foram o número de efetivo, implantação da Guarda Municipal, Patrulha Escolar, entre outros.

IMG_2425Representando a Polícia Militar, o Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Cambé, Capitão Marcelo Israel da Costa Vieira, aprovou a iniciativa da Câmara Municipal em promover o debate. “A Audiência Pública é o exercício da democracia. Foram discutidos problemas e ideias que serão levadas adiante para podermos reverter situações apresentadas nesta noite”, ressalta.

Segundo o Comandante, Cambé conta diariamente com 60 policiais, 3 viaturas de rádio patrulha, 1 viatura Rotam, 3 motos Rocam, 1 viatura P2, 1 moto-furto e ainda pode receber reforço enviado pelo 5° Batalhão da Polícia Militar caso necessário.

IMG_2420“A Polícia precisa fazer parte da comunidade. Fiquei muito feliz em participar porque a intenção dos vereadores são as melhores, da comunidade e da imprensa, no sentido de melhorar a segurança pública. Temos que trabalhar cada vez mais. Devemos cobrar nossos representantes para conseguirmos mai efetivo”, afirma o delegado de Polícia Civil do 1º Distrito Policial no município, Algacir Antonio Ramos.

“O ideal para o policial é morar na Comarca em que ele trabalha, por melhor profissional que ele seja, a dedicação será ainda maior, pois está presente na comunidade”, sugere.

IMG_2435Segundo o vereador Conrado Scheller, solicitante da Audiência, a própria população trouxe o tema até o Legislativo. “A Audiência Pública foi muito produtiva pelo debate construído na Câmara Municipal, pela sensibilidade das autoridades policiais que estiveram presentes e da diversidade de assuntos trazidos pela comunidade. Será realizado um relatório para enviarmos ao 5° Batalhão em Londrina e para o comando da Polícia Civil em Curitiba para que as reivindicações da população sejam atendidas”, afirma.

Também estiveram presentes na Audiência Pública, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Soares, os vereadores Cecílio Araújo, Estela Camata, Elizeu Vidotti, Junior Felix, Silvanir Rodrigues (Magnata), Zé Ribeiro, Zezinho da Ração, a vice-prefeita Cidinha Pascueto, representando o Corpo de Bombeiros o 2° Sargento José Luiz Martins Menezes, o Soldado Rodrigo Zanin e o Cabo Lucas Szlachta, o ex-prefeito José do Carmo Garcia, Policiais, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Segurança de Cambé, servidores públicos, líderes comunitários e pessoas da comunidade.

Comunidade participa do debate

IMG_2458Pessoas da comunidade de todas as regiões do município tiveram a oportunidade de expor suas reivindicações, sugestões e reclamações através do uso da palavra ou por questionário. Ao todo, dez pessoas formularam perguntas aos membros da Mesa. “A nossa expectativa é aproximar a comunidade e conhecer a realidade das Polícias no município. A partir daí, traçar metas para que as Polícias possam desempenhar o seu papel de garantir a segurança”, afirma Cleber Costa, presidente da Fasmoc (Federação das Associações de Moradores de Cambé).

Rafael Carreri

Confira no Vídeo abaixo na integra a audiência



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *