conferencia_de_educacao_jun_201101A Prefeitura de Cambé juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, convidam todos para a III Conferência Municipal de Cambé – COMUE 2013. A abertura será no dia 6 de junho, a partir das 19h30, no Harmonia Tênis Clube cuja palestra será ministrada pela Professora Doutora Jani Alves Moreira da Cambé realiza a III Conferência Municipal de Educação (foto arquivo)Universidade Estadual de Maringá e os Colóquios (momento de estudos) estão marcados para o dia 8 de junho das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas na Escola Municipal Alvorada. As fichas de inscrições para os Colóquios estão à disposição na SEMED ou durante a abertura da Conferência.
A COMUE 2013 pretende subsidiar as discussões cujos resultados deverão se traduzir em proposições e deliberações com posições políticas e pedagógicas do município nas diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, para a II Conferência Nacional de Educação – CONAE a ser realizada em fevereiro de 2014 em Brasília.
A II CONAE terá caráter mobilizadora e propositiva, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.
Cambé realiza a III Conferência Municipal de Educação (foto arquivo)As discussões e deliberações para II CONAE tem como orientação o Documento-Referência, elaborado e aprovado pelo Fórum Nacional de Educação, cujo tema central é “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
A participação da sociedade na II CONAE está assegurada pela realização de conferências municipais, estaduais e distrital, articuladas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), de acordo com os seguintes eixos temáticos:
  • Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
  • Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
  • Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
  • Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
  • Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
  • Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
  • Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

É um momento especial na história das políticas públicas, pois permite o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, que em conjunto farão o direcionamento, a filosofia e o conceito para a educação do futuro do nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.