A Copel completou nesta quinta-feira (06/12) a implantação da sua rede de fibra óptica em todos os 399 municípios paranaenses com a instalação do serviço em Ventania, nos Campos Gerais. Com isso, o Paraná é primeiro Estado brasileiro a ter 100% de cobertura de uma rede digital.

O programa da Copel para levar a rede para todo o Estado envolveu R$ 200 milhões em investimentos na infraestrutura. “O Paraná mais uma vez sai na frente, garantindo à população de todo o Estado desenvolvimento tecnológico e social”, disse o governador Beto Richa.

Em Ventania, a rede de fibra óptica foi instalada no Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná, que passa a contar com acesso à internet. O colégio é o primeiro no Estado a contar com a internet banda larga da Copel gratuita. “A intenção do governo é levar internet com banda larga para todas as escolas da rede estadual de ensino”, destacou o governador.

Para a diretora do colégio estadual, professora Antoniela Aparecida de Oliveira, a nova tecnologia auxiliará nas aulas e no dia-a-dia de estudantes e professores. “Os alunos terão um melhor processo de aprendizagem com acesso a informações que antes não teriam se não fosse através da internet”, disse a diretora da unidade.

O governador destacou que toda cidade terá o uso franqueado do wifi da Copel pelos próximos nove meses. Em princípio, a empresa iria oferecer o servicos por 90 dias. Os moradores podem acessar a internet sem fio com banda larga gratuitamente buscando as opções de redes disponível e inserindo o número da conta de luz. O acesso poderá ser feito em casa, no trabalho ou no telefone celular. “A fibra óptica trata-se de um instrumento fundamental para alavancar o desenvolvimento de qualquer localidade”, afirmou Richa.

O presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, disse que a fibra óptica também dá a possibilidade de Ventania ter a tecnologia mais avançada hoje em telecomunicações, com grande capacidade para transmissão de dados, imagens e voz. “É também uma necessidade técnica da companhia para ofertar mais qualidade de atendimento e serviços”, destacou.

Além do uso em escolas, a fibra óptica pode ser aplicada para implantar redes de colaboração digitais em segurança, saúde e outros serviços públicos.

As operadoras de serviços de telecomunicações podem compartilhar da infraestrutura de alta velocidade da Copel para atender o município, e os provedores locais de internet ganham mais facilidades para oferecer acesso à rede, promovendo a inclusão digital.

Para outras empresas, a infraestrutura de fibras ópticas também pode servir à comunicação entre instalações, filiais e clientes em todo o Paraná.

A Copel firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para implantar o programa BEL-i9 (“banda extra larga inove”), que vai desenvolver conteúdos para as redes, pensar estratégias de exploração desta infraestrutura e buscar consolidar o Paraná como um pólo de telecomunicações.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.